O CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DE UMA UNIVERSIDADE DO INTERIOR DO PARANÁ SOBRE A MORTE NEONATAL
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.20.23579.046Resumo
Objetivo: descrever o conhecimento de estudantes sobre morte neonatal. Pesquisa vinculada ao projeto de extensão “HumanizAção: grupo de apoio para pais de prematuros”. Método: participaram 11 alunos(as) dos cursos de Psicologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Nutrição, Enfermagem e Serviço Social. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, utilizando-se entrevista semiestruturada. Foi utilizada análise de conteúdo, modalidade temática. Resultados: um pouco mais da metade dos participantes não tiveram contato com a temática. As falas revelaram três eixos temáticos: “A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal: cenários e vivências sobre a morte neonatal”; “O acolhimento e a empatia nas vivências da morte neonatal”; e “A importância da formação para a atuação profissional diante da morte neonatal”. Conclusão: identificaram-se lacunas na formação dos participantes no que diz respeito à morte neonatal. Considera-se essencial a inserção da temática de maneira transversal, possibilitando o desenvolvimento de habilidades para atuação na área hospitalar, como o projeto de extensão “HumanizAção”.
Palavras-chave: Morte neonatal; Formação profissional em saúde; Unidade de terapia intensiva neonatal; Cuidado humanizado; Equipe multiprofissional.
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