PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE A PRESENÇA DE ATIVIDADES EXTENSIONISTAS NA ESCOLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.21.24353.003

Resumo

O novo paradigma que institui a curricularização de ações extensionistas em todos os cursos de graduação coloca em evidência o papel da extensão na tríade organizacional das universidades brasileiras. No escopo dessa configuração, realizamos e implementamos ações extensionistas em uma escola pública do município de Coronel Vivida, situado no estado do Paraná, em colaboração com os professores a ela vinculados. Com a intenção de compreender como esses professores perceberam a presença dessas ações na escola, efetuamos uma pesquisa de cunho fenomenológico, cujos desdobramentos apontam percepções que refletem a boa organização das ações desenvolvidas, a contribuição para o processo de ensino e aprendizagem e para o trabalho pedagógico, bem como o interesse por parte dos professores pela continuidade dessas ações no ambiente escolar. Essas percepções reconhecem a presença das ações de extensão na escola como um mecanismo de reconfiguração das ações pedagógicas e das formas de ser e agir nesse espaço.

Palavras-chave: Extensão universitária. Educação infantil. Pesquisa fenomenológica.

Downloads

Biografia do Autor

Paulo Wichnoski, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Professor na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus de União da Vitória, PR, Brasil. Doutorado em Ciências e Educação Matemática.

Vânia Gryczak, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Professora na Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Guarapuava, PR, Brasil. Doutorado em Métodos Numéricos em Engenharia.

Vanessa Michele Loureiro de Queiroz, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Licenciatura em Matemática na Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Guarapuava, PR, Brasil.

Alecsandro de Campos, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Licenciatura em Matemática na Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Guarapuava, PR, Brasil..

Downloads

Publicado

2025-04-28