LETRAMENTO EM SAÚDE: ATIVIDADES DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO DE MÃOS DADAS
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.21.24722.020Resumo
A curricularização da extensão universitária em cursos de Medicina apresenta avanços e desafios significativos, considerando a carga horária extensa desses cursos e busca de iniciativas que mantenham interlocução com a comunidade. Este relato de experiência apresenta como um tema de pesquisa de iniciação científica propiciou a elaboração de um projeto de extensão, implementado e curricularizado em uma instituição pública de ensino superior. O projeto busca promover o letramento em saúde como fator essencial para a promoção da saúde e a qualidade de vida. Por meio de atividades como ações educativas em salas de espera e interações com escolas públicas, foram desenvolvidas competências comunicacionais e reflexivas nos estudantes, além de ampliar o impacto social da universidade. Os resultados apontam para uma melhora no entendimento da população sobre o processo saúde/doença e na formação humanizada dos alunos, além de reforçar o potencial transformador da curricularização da extensão universitária na integração da extensão-ensino-pesquisa.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.