A AVALIAÇÃO DE SESSÕES DE PLANETÁRIO ABERTAS AO PÚBLICO EM UM PROGRAMA DE EXTENSÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.21.24796.015

Resumo

Este estudo apresenta a avaliação das sessões de cúpula abertas ao público no âmbito do programa de extensão “Planetário da UFSJ”, realizadas entre maio de 2022 e março de 2024. Trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória e abordagem qualitativa, com base em um questionário online respondido por 202 participantes para analisar o perfil do público, o interesse e conhecimento em astronomia, e a percepção sobre a experiência no planetário. Os resultados indicam um alto nível de satisfação, com destaque para o acolhimento da equipe, a interação com as planetaristas e a contribuição da atividade para o aprendizado astronômico. Os resultados reforçam a importância da extensão universitária na popularização e democratização do conhecimento científico em planetários, além de apontarem novas oportunidades de pesquisa na área.

Palavras-chave: Extensão universitária; Planetário; Astronomia; Popularização da ciência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandro Damásio Trani Gomes, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Professor na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), São João      del-Rei, MG, Brasil . Doutorado em Educação. 

Downloads

Publicado

2025-08-05