EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO CÁRCERE: EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR EM GESTÃO SOCIAL, AGROECOLOGIA E SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.21.25062.042Resumo
Ações no contexto penal precisam considerar oportunidades de melhoria nas condições prisionais, de ocupação e de ressocialização de pessoas privadas de liberdade. Assim, descrevemos experiência de extensão universitária no sistema penal brasileiro, desenvolvida sob metodologia e princípios da gestão social, com exposições dialogadas, atividades práticas e reflexões em grupo em torno de conceitos e práticas de economia solidária, segurança e soberania alimentar e agroecologia. Obtivemos, como resultados, instalação de uma horta, de um minhocário, avanços entre os apenados na compreensão dos valores de atos cooperativos, de práticas de alimentação saudável e da conscientização em torno de efeitos socioambientais dos sistemas de produção e consumo. A experiência gerou contribuição pela inserção da extensão universitária no sistema penal, alicerçada em princípios teórico-práticos que têm potencial para viabilizar o acesso de apenados a conhecimentos sobre segurança alimentar e nutricional, bem como a sistemas de trabalho e produção mais justos, contribuindo para sua ressocialização.
Palavras-chave: Direitos Humanos; Educação no cárcere; Remição de pena.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.