PERFIL EPIDEMIOLÓGICO E PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE MEDICINA SOBRE O USO DE CIGARRO ELETRÔNICO EM 2023
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.21.25082.039Resumo
Este estudo faz parte do projeto extensionista “acompanhamento dos pacientes no ambulatório de' cirurgia vascular” e investiga o uso de cigarros eletrônicos entre estudantes de medicina, analisando o perfil epidemiológico, a influências sociais e percepções sobre o tema. Por meio de uma abordagem quali-quantitativa, os acadêmicos de medicina foram convidados a preencher um questionário via Google Forms. Observou-se que a maioria da população é do sexo masculino (50,20%), e um terço da amostra tem entre 20 e 22 anos. 44,02% da amostra total relatou já ter feito o uso de CE, com maior prevalência entre homens (61,11%). A pesquisa destaca que o sexo masculino, o contexto pandêmico, fatores familiares e etários impactam o uso de CE, principalmente no início da vida acadêmica, revelando preocupações para a saúde pública, prática médica e a necessidade de estratégias preventivas e educacionais voltadas para esta população-alvo.
Palavras-chave: Cigarros eletrônicos; Tabagismo; Perfil Epidemiológico; Estudantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.