O PAPEL DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.21.25293.033Resumo
Este artigo descreve a experiência de uma discente do curso de Enfermagem de uma universidade pública brasileira, extensionista do Projeto Promoção da Saúde Animal, Humana e Ambiental. O projeto está ancorado nas Diretrizes Nacionais da Extensão Universitária Brasileira e aplica metodologias que integram a comunidade no planejamento das ações extensionistas junto com o extensionista, conferindo-lhe um caráter multidisciplinar e interdisciplinar. Essas ações abrangem públicos variados; portanto, as estratégias de educação em saúde são elaboradas por meio de materiais e linguagem adaptados conforme as necessidades da comunidade. Essas atividades impactaram positivamente a discente extensionista, no desenvolvimento de habilidades fundamentais para o futuro profissional de saúde e as comunidades atendidas, estimulando o autocuidado da saúde. Evidencia-se, assim, a relevância da extensão como pilar fundamental da universidade pública para a formação dos profissionais, de forma a estimular o compromisso social e a responsabilidade profissional.
Palavras-chave: Enfermagem; Extensão Universitária; Formação do profissional de saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.