Ensino – pesquisa – extensão: perspectivas presentes no projeto Formação de professores e cidadania social : UM TRABALHO PEDAGÓGICO JUNTO AO PATRIM ÔNIO HISTÓRICO E AMBIENTAL

Autores

  • Solange da Silva Pinto
  • João Vinicius Bobek

Palavras-chave:

Formação continuada, Educação patrimonial, Cidadania social.

Resumo

O projeto de extensão intitulado “Formação de professores e cidadania social: um trabalho pedagógico junto ao patrimônio histórico e ambiental” foi aprovado no Programa de Extensão Universitária – Universidade sem Fronteiras – SETI – PR – Apoio às Licenciaturas (2007-2009), e tiveram por objetivo criar espaços de discussões e reflexões teórico-práticas entre futuros professores, professores egressos e profissionais atuantes no ensino, em mútuo processo de formação, contribuindo para a formação inicial e continuada dos educadores atuantes no ensino de História e Geografia, assim como, no processo de formação escolar dos alunos da educação básica. Dessa forma, também pretende colaborar para a formação de recursos humanos para atuar na perspectiva da educação patrimonial, valorizando as diferentes dimensões do patrimônio cultural, local e regional e, para o desenvolvimento da consciência preservacionista, reconhecendo-se esse patrimônio enquanto referencial de identidade cultural e, contributivo no processo de formação para cidadania social.

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