TEMPESTADE DE (PRÉ)CONCEITOS: AS REPRESENTAÇÕES DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SOBRE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Autores

  • Maria Helena da Rocha Besnosik Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Jackeline Silva Lopes Universidade Estadual de Feira de Santana

Palavras-chave:

representação, extensão, iniciação extensionista

Resumo

O presente artigo visa analisar as representações de estudantes de graduação candidatos à seleção em bolsa de iniciação extensionista. Estes estudantes participaram de oficinas de orientação sobre elaboração de planos de trabalho para atuar em Projetos/Programas de Extensão promovidos pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), em 2010. A análise fundamenta-se no conceito teóricometodológico de Representação proposto por Chartier, na revisão da concepção de extensão a partir de Paulo Freire (1983) e do Plano Nacional de Extensão Universitária (BRASIL, 2000/2001). Busca-se estabelecer relações entre as representações dos estudantes sobre a extensão, seus efeitos sobre as práticas extensionistas e o lugar periférico que a Extensão ainda ocupa na vida acadêmica das universidades brasileiras.

Biografia do Autor

Maria Helena da Rocha Besnosik, Universidade Estadual de Feira de Santana

Mestre, Técnica Universitária da UEFS.

Jackeline Silva Lopes, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutora, Pró-Reitora de Extensão da UEFS.

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