AÇÃO EXTENSIONISTA FORTALECENDO A REDE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO PARANÁ

Autores

  • Angélica Góis Müller Morales Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Maria Aparecida de Oliveira Hinsching Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Adriane Ribeiro Silva Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Tatiana Constantino Dzulinski Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Fernanda Baggio Luz Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palavras-chave:

Educação ambiental, Fortalecimento, Redes.

Resumo

A educação ambiental é um processo que visa construir conhecimentos socioambientais por meio do diálogo de saberes o que permite a discussão e a reflexão para a busca de melhorias e prática cidadãs para a sustentabilidade. Assim, as redes oportunizam o intercâmbio de informações, participação interativa, intermediação, relacionamento entre os integrantes da rede. Esse artigo apresenta a dinâmica da Rede de Educação Ambiental do Paraná (REA-PR), como uma ação extensionista em desenvolvimento e tem como objetivo fortalecer a REA-PR para melhor articulação entre indivíduos e instituições, a fim de somar esforços para se construir elos representativos de todos segmentos da sociedade, criando sinergia e diálogo de saberes entre os atores envolvidos em ações, programas e projetos de Educação Ambiental. Com uma metodologia participativa, os resultados alcançados refletem o fortalecimento da rede por meio de ferramentas informacionais virtuais que contribuíram no mapeamento das atividades dos pólos regionais, incentivando a participação mais efetiva.

Biografia do Autor

Angélica Góis Müller Morales, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Coordenadora do projeto de extensão. Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento (UFPR-PR) e mestra em Educação Ambiental (FURGRS). Docente do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e do Programa de Pós–Graduação em Educação da UEPG. DEBIO/UEPG.

Maria Aparecida de Oliveira Hinsching, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Supervisora do projeto de extensão. Mestre em Educação (UEPG-PR). Especialista em: Saúde Pública (FIOCRUZ/ENSP/UEPG); Gestão Ambiental (UEPG) e Ecoturismo e Educação Ambiental (UFLA). Técnica em Educação-UEPG/NUCLEAM.

Adriane Ribeiro Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (UEPG) – Estagiária bolsista do Projeto de Extensão-NUCLEAM/REA-PR.

Tatiana Constantino Dzulinski, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (UEPG) – Estagiária bolsista do Projeto de Extensão-NUCLEAM/REA-PR.

Fernanda Baggio Luz, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (UEPG) – Estagiária voluntária do Projeto de Extensão-NUCLEAM/REA-PR.

Downloads