RELATO DE EXPERIÊNCIA NO NOROESTE PARANAENSE : O PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DA COOPERATIVA BIOLEITE
Palavras-chave:
Organização, Produtores de leite, Agricultura familiar.Resumo
O trabalho tem como proposta analisar a iniciativa de organização coletiva de agricultores familiares e sua trajetória na busca por melhorias no processo de comercialização do leite em sua região. O grupo em questão, a Cooperativa de Produtores de Leite do Arenito Caiuá - BIOLEITE, iniciou o processo por meio da assessoria da Incubadora de Empreendimentos Solidários (IEES), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Campus Avançado de Umuarama (CAU), no noroeste do Paraná. Através da sua organização e na busca por novos mercados, conhecimento e articulação com políticas públicas de Economia Solidária, conseguiram melhores preços e qualidade do leite, permitindo a valorização do trabalho do produtor e permitindo uma melhor renda e qualidade de vida. Nesse momento, o trabalho tem como objetivo divulgar o trabalho dos produtores, a metodologia de incubação e levar essa experiência para outras localidades que enfrentam dificuldades com a comercialização do leite.
Downloads
Edição
Seção
Licença
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.