O CAP VAI À ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA COM PROJETOS INTEGRADOS

Autores

  • Adriana Letícia Torres Rosa Universidade Federal de Pernambuco
  • Lavínia de Melo Silva Ximenes Universidade Federal de Pernambuco
  • Marcelo Soares Tavares de Melo Universidade Federal de Pernambuco
  • Roseane Soares Almeida Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Educação, Interdisciplinaridade, Extensão.

Resumo

Consolidar atividades desenvolvidas pelo Projeto de Extensão e Pesquisa “O CAp vai à escola”, a partir de ações interdisciplinares, tendo, como objetivo, contribuir com outras escolas e com experiências educacionais, das comunidades do entorno da Universidade Federal de Pernambuco, é nosso propósito. A proposta se desenvolveu a partir das ações de Projetos Integrados, com perspectiva de investigar as problemáticas da organização do trabalho pedagógico da escola e de outros espaços educativos; de trocar experiências do trato do conhecimento e das questões social e cultural que envolvem a ação educativa; de sistematizar ações crítico-superadoras dos problemas da sala de aula e da escola; sendo que as atividades de ensino, de pesquisa e de extensão foram desenvolvidas por uma equipe multidisciplinar, do Colégio de Aplicação e por licenciandos, de diversas áreas de conhecimento, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A experiência com Projetos integrados apontou possibilidades do trato interdisciplinar nas ações investigativas e nas questões social e cultural que envolvem a ação educativa.

Biografia do Autor

Adriana Letícia Torres Rosa, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora, professora do Colégio de Aplicação, coordenadora do Projeto de Extensão “O CAp vai à escola: Projeto cidadania em ação.

Lavínia de Melo Silva Ximenes, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda, Psicóloga do Colégio de Aplicação, coordenadora do Projeto de extensão “O CAp vai à escola: Projeto ÓPUSOficinas no Âmbito da Educação Musical e Artística para Valorização da vida.

Marcelo Soares Tavares de Melo, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor, professor do Colégio de Aplicação, componente do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física Escolar- GEPEFE/LEPEL/UFPE, Coordenador do Projeto de Extensão “O CAp vai à escola: Projeto de intercâmbio acadêmico da disciplina educação física junto às escolas da rede pública de ensino.

Roseane Soares Almeida, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora, professora do Colégio de Aplicação, Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física Escolar- GEPEFE/ LEPEL/UFPE, Coordenadora do Projeto de Extensão “O CAp vai à escola: Uma experiência com projetos integrados”.

Downloads