CONTRIBUIÇÕES DA DANÇA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Priscilla Alvarenga Rocha Universidade Federal de Viçosa
  • Evanize Kelli Siviero Romarco Universidade Federal de Viçosa
  • Clara Amorim Cavalcanti Universidade Federal de Viçosa
  • Tatiana de Oliveira Almeida Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:

Dança-educação, Ensino-aprendizagem, Jovem.

Resumo

Este estudo surgiu de um projeto de extensão, realizado nos anos 2007 e 2008, juntamente com uma pesquisa de campo, com aplicações de aulas de Dança, a uma população de 35 alunos, entre jovens e adultos, frequentadores do NEAD – Núcleo de Educação de Jovens e Adultos, do Departamento de Educação, da Universidade Federal de Viçosa, Mina Gerais. A fim de revelar a importância da dança, na Educação dos Jovens e Adultos, propôs-se refletir sobre as contribuições que essa linguagem pode oferecer ao processo de aprendizagem dessa população. Ao término do projeto, verificou-se que, para os alunos participantes desse estudo, tiveram esclarecimentos e ampliação do conhecimento de uma linguagem que vai além do ato de dançar, fornecendo elementos que contribuem para a aprendizagem, em relação ao processo de alfabetização e ao de auto-afirmação dessa população.

Biografia do Autor

Priscilla Alvarenga Rocha, Universidade Federal de Viçosa

Graduanda em Bacharelado e Licenciatura em Dança do Departamento de Artes e Humanidades, da Universidade Federal de Viçosa.

Evanize Kelli Siviero Romarco, Universidade Federal de Viçosa

Professora Mestre e Assistente II do Curso Bacharelado e Licenciatura em Dança, do Departamento de Artes e Humanidades, da Universidade Federal de Viçosa.

Clara Amorim Cavalcanti, Universidade Federal de Viçosa

Graduanda em Bacharelado e Licenciatura em Dança, do Departamento de Artes e Humanidades da Universidade Federal de Viçosa.

Tatiana de Oliveira Almeida, Universidade Federal de Viçosa

Graduanda em Bacharelado e Licenciatura em Dança, do Departamento de Artes e Humanidades da Universidade Federal de Viçosa.

Downloads

Publicado

2012-05-23