O DESIGN NA ESCOLA PÚBLICA: INFORMAÇÕES SOBRE A PROFISSÃO

Autores

  • Paulo Roberto Silva Universidade de Pernambuco
  • Milena Anunciada Monteiro Universidade de Pernambuco
  • Hélder Magno Figueira de Araújo Universidade de Pernambuco
  • Gabriele Maria Silva dos Santos Universidade de Pernambuco

Palavras-chave:

Educação, Design, Orientação Profissional.

Resumo

Este artigo pretende mostrar os resultados de uma experiência de extensão, e as reflexões sobre uma ação de treinamento de formação de jovens, realizadas em 3 escolas públicas,de distritos municipais, Gravatá, Pesqueira e Arcoverde, estado de Pernambuco; a prática pedagógica da teoria e prática, à luz de Paulo Freire. 45 jovens participaram da demanda de mão de obra das marcenarias e de suas peças de artesanato de móveis, que usam, em seus processos produtivos, madeira, tijolos. O objetivo do projeto é divulgar o curso de Design, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e o programa BIA (Bolsa de Incentivo Acadêmico) o projeto que incentiva financeiramente jovens estudantes que ingressam na universidade, demonstrando a importância de divulgar as características do curso e da profissão de designer, na escolha do jovem, ao se inscrever para o teste, para ingressar na universidade.

Biografia do Autor

Paulo Roberto Silva, Universidade de Pernambuco

Mestre em Design/UFPE.

Milena Anunciada Monteiro, Universidade de Pernambuco

Aluna de graduação curso de Design/UFPE.

Hélder Magno Figueira de Araújo, Universidade de Pernambuco

Aluna de graduação curso de Design/UFPE.

Gabriele Maria Silva dos Santos, Universidade de Pernambuco

Aluna de graduação curso de Design/UFPE.

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