QUALIDADE DO MEL NO MUNICÍPIO DE PRUDENTÓPOLIS

Autores

  • Maria Helena Opuchkevich Programa de Extensão Universitária - Universidade sem Fronteiras
  • Ana Léa Macohon Klosowski Programa de Extensão Universitária - Universidade sem Fronteiras
  • Edson Roberto Macohon Programa de Extensão Universitária - Universidade sem Fronteiras

Palavras-chave:

Apicultura, Qualidade, Associativismo.

Resumo

O mel é um produto natural, elaborado pelas abelhas, a partir do néctar das flores. É um alimento nutritivo e energético, sendo muito apreciado por suas propriedades terapêuticas. É composto de açúcares e de água, em maior porcentagem; em outras pequenas quantidades, encontra-se vitaminas e sais minerais. Para o mel manter as características e as propriedades, são necessários cuidados na hora de manejar e manipular, para o mel não sofrer transformações químicas que prejudiquem sua qualidade final. Para verificar a pureza e a alteração na qualidade do mel, realizaram-se análises físico-químicas para controlar a qualidade final e conhecer melhor o produto.

Biografia do Autor

Maria Helena Opuchkevich, Programa de Extensão Universitária - Universidade sem Fronteiras

Bolsista do Projeto Associativismo Apícola no Município de Prudentópolis –Programa Universidade Sem Fronteiras. Acadêmica do curso de química, UNICENTRO-PR.

Ana Léa Macohon Klosowski, Programa de Extensão Universitária - Universidade sem Fronteiras

Profª Coordenadora do Projeto Associativismo Apícola no Município de Prudentópolis - Programa Universidade Sem Fronteiras. Professora Ms. do departamento de Ciências Contábeis, Campus Universitário de Irati, UNICENTRO-PR.

Edson Roberto Macohon, Programa de Extensão Universitária - Universidade sem Fronteiras

Prof° Orientador do Projeto Associativismo Apícola no Município de Prudentópolis - Programa Universidade Sem Fronteiras. Professor Ms. do departamento de Ciências Contábeis, Campus Universitário de Irati, UNICENTRO-PR.

Downloads