AMPLIANDO A LEITURA E O CONHECIMENTO DE MUNDO COM A COMUNIDADE ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Elizabet Tramontin Silveira Camargo Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palavras-chave:

Leitura, Práticas escolares, Formação do Leitor.

Resumo

O presente projeto iniciou-se em 2004, no CAIC Reitor Álvaro Augusto Cunha Rocha, da Universidade Estadual de Ponta Grossa; surgindo da necessidade da efetivação da prática de leitura na escola. O projeto envolve toda a comunidade escolar: pais, professores, alunos e funcionários; é uma experiência que ultrapassa os muros da escola e as práticas tradicionais de sala de aula. O desenvolvimento desse projeto tem proporcionado atividades diversificadas: momento da biblioteca, clube de leitura, correio da amizade, painéis, o jornal “O Repórter na Escola”, leitura direcionada a pais e funcionários, roda de leitura de professores e roda de leitura de alunos. O mesmo objetiva proporcionar momentos de leitura, mobilizando toda a comunidade escolar, ampliando a leitura de mundo e os estimulando a serem leitoresprodutores de textos. Acredita-se que o leitor só pode constituirse mediante prática constante de leitura, a partir de um trabalho que se organize em torno da diversidade de textos que circulam socialmente. Reafirma-se com o desenvolvimento desse projeto uma das funções sociais importantes da escola, que é a de formar uma atitude favorável frente ao ato de ler, e por meio deste o prazer e o gosto pela leitura.

Biografia do Autor

Elizabet Tramontin Silveira Camargo, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Pedagoga. Diretora da Escola Reitor Alvaro Augusto Cunha Rocha – CAIC – Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Downloads