ESCOLA TECNOLÓGICA DE LEITE E QUEIJOS DOS CAMPOS GERAIS: CRIAÇÃO, FUNCIONAMENTO E RESULTADOS

Autores

  • Alessandro Nogueira Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Ivo Mottin Demiate Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palavras-chave:

Queijos finos, Formação, Capacitação, Queijarias, Fabricação de queijos.

Resumo

Este trabalho consiste em apresentar a criação e funcionamento da Escola Tecnológica de Leite e Queijos dos Campos Gerais (ETLQueijos), vinculada ao Departamento de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Ponta Grossa, a qual tem como objetivos formar e capacitar alunos de graduação e pósgraduação, produtores de leite e profissionais de indústrias do setor de lácteos na arte de fabricação de queijos, com ênfase em queijos finos. Para alcançar estes objetivos foi montada uma planta piloto para produção de queijos no Centro de Tecnologia Agroalimentar (CTA) em que professores do Curso de Engenharia de Alimentos e alguns convidados são os responsáveis por ministrar cursos de curta e de longa duração. Além do trabalho de extensão, foi implantada no Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos uma linha de pesquisa em queijos com o objetivo de gerar resultados que possam ser compartilhados nos cursos oferecidos. Nas três edições do Curso de Extensão em Fabricação de Queijos (cada edição com carga horária de 130 h) já foram capacitados 70 profissionais do setor de lácteos dos Estados do Paraná, de São Paulo e de Santa Catarina. Além desses, os estagiários da equipe de implantação de protocolos e auxílio na linha de processamento somam mais de 20 futuros Engenheiros de Alimentos altamente qualificados para atuar nessa importante área do setor agroalimentar.

Biografia do Autor

Alessandro Nogueira, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutor em Processos Biotecnológicos Agroindustriais, Departamento de Engenharia de Alimentos e Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Coordenador da Escola Tecnológica de leite e Queijos dos Campos Gerais.

Ivo Mottin Demiate, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutor em Agronomia (Energia na Agricultura), Departamento de Engenharia de Alimentos e Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Estadual de Ponta Grossa, vice-Coordenador da Escola Tecnológica de leite e Queijos dos Campos Gerais.

Downloads