EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: ESPAÇO DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL E SUAS RELAÇÕES COM O ENSINO E A PESQUISA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Autores

  • Marcos Pereira dos Santos Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (CESCAGE)

Palavras-chave:

Extensão, Aprendizagem profissional, Ensino, Pesquisa, Educação Superior

Resumo

Este artigo tem como principal objetivo realizar algumas reflexões sobre a extensão universitária, enquanto espaço privilegiado de aprendizagem profissional e de relações com o ensino e a pesquisa científica no contexto da Educação Superior brasileira na atualidade. Para tanto, o presente texto encontra-se dividido em três partes distintas, a saber: inicialmente são apresentadas algumas definições conceituais acerca da expressão “extensão universitária” em sentido amplo. Em seguida, discorremos sobre a indissociabilidade existente entre as funções de ensino, pesquisa e extensão na universidade contemporânea. Por fim, busca-se efetuar alguns comentários referentes às principais contribuições das atividades extensionistas para a aprendizagem profissional dos estudantes universitários, dada a importância do estabelecimento de relações entre universidade e sociedade para o alcance de progressos no campo político, econômico, cultural, tecnológico e científico.

Biografia do Autor

Marcos Pereira dos Santos, Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (CESCAGE)

Doutorando em Educação, linha de pesquisa “Ensino e Aprendizagem”, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/PR). Escritor, poeta e professor adjunto do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (CESCAGE), junto a cursos de graduação (bacharelado/licenciatura) e pós-graduação lato sensu, em Ponta Grossa/PR.

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