EDUCAÇÃO PARA O CONSUMO E PARA A DIVERSIDADE: REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS

Autores

  • Pascoalina Bailon de Oliveira Saleh Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Abdala Mohamed Saleh Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Aparecida de Jesus Ferreira Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palavras-chave:

Identidade de gênero. Educação para o consumo. Anúncios publicitários.

Resumo

Este artigo é resultado de reflexões sobre identidade de gênero realizadas em atividades de extensão e de pesquisa no âmbito do projeto Educação para o Consumo Responsável e do programa Núcleo de Relações Etnicorraciais, de Gênero e Sexualidade, ambos voltados à formação de professores. Dessa forma, situa o foco do projeto e do programa no interior dos temas transversais (PCNs) e defende que eles estão estritamente relacionados entre si. Para sustentar essa posição, analisa qualitativamente dois anúncios de carro, buscando evidenciar a dimensão ética da publicidade no que se refere às representações de gênero. À guisa de conclusão, enfatiza que o desenvolvimento de uma postura crítica em relação às configurações identitárias permitirá à aluna e ao aluno levarem em conta, nas decisões de compra, os valores éticos que a publicidade associa à empresa e ao produto anunciados.

Biografia do Autor

Pascoalina Bailon de Oliveira Saleh, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Linguística, Professora Associada do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Abdala Mohamed Saleh, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutor em Física, Professor Adjunto do Departamento de Matemática e Estatística da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aparecida de Jesus Ferreira, Universidade Estadual de Ponta Grossa

PHD Educação de Professores, Professora Adjunta do Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Downloads