COMUNICAÇÃO EM MOVIMENTO: O EXPRESSO, JORNAL-CARTAZ DOS USUÁRIOS DE TRANSPORTE COLETIVO DE VIÇOSA

Autores

  • Marcela Corcino Universidade Federal de Viçosa
  • Laene Mucci Daniel Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:

Jornal do Ônibus. Jornal-cartaz. Jornalismo e entretenimento. Jornalismo e extensão.

Resumo

Este artigo vem apresentar o projeto de extensão “Comunicação em movimento: O Expresso”, do departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Viçosa, que é produzido pelos alunos de jornalismo. Sendo disponibilizado mensalmente nos ônibus municipais da cidade e em formato de um cartaz, a apresentação gráfica é um diferencial. Para elaboração do jornal foram estabelecidas etapas, dentre as quais estão incluídas reuniões com os alunos voluntários (estudantes de diversos períodos do curso), pesquisas de opinião com os usuários de transporte coletivo e visitas aos bairros. Assim, o projeto alia as teorias do jornalismo com a prática jornalística, beneficiando alunos e comunidade em geral. O Expresso, por meio de um jornalismo comprometido com os interesses da comunidade, visa ao desenvolvimento social dos leitores e à valorização destes, trazendo suas histórias e experiências para o jornal.

Biografia do Autor

Marcela Corcino, Universidade Federal de Viçosa

Graduanda em Comunicação Social – Jornalismo da Universidade Federal de Viçosa, bolsista de extensão do Pibex com o projeto “Comunicação em movimento”.

Laene Mucci Daniel, Universidade Federal de Viçosa

Mestre em Extensão Rural, professora do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Viçosa e coordenadora do projeto “Comunicação em movimento O Expresso: jornal - cartaz dos usuários de transporte coletivo de Viçosa”.

Downloads