IMPACTO DO LABORATÓRIO DIDÁTICO NA MELHORIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMPOS DOS GOYTACAZES/R

Autores

  • Vinicius Ferreira Pinto Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Adaisa Paes Paes Viana
  • Antônia Elenir Amâncio Oliveira

Palavras-chave:

Laboratório, Prática docente, Ensino de ciências.

Resumo

Os experimentos têm papel central na qualidade do ensino de ciências na visão dos professores, estudos mostram sua importância e também a visão distorcida de alguns profissionais sobre o método. O presente trabalho descreve os resultados de um projeto em que um laboratório de ciências foi montado em uma instituição pública de ensino básico no município de Campos dos Goytacazes/RJ. Os principais resultados são: o aumento das notas e da frequencia dos alunos na disciplina de ciências e biologia e indiretamente o laboratório pode ainda ter contribuido para um aumento de 46% do IDEB da instituição.

Biografia do Autor

Vinicius Ferreira Pinto, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Bolsista da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX/UENF), Pós-Graduando em Educação Ambiental (IFF).

Adaisa Paes Paes Viana

Docente do CIEP Brizolão 057 Dr. Nilo Peçanha, Licenciada em Biologia (UENF).

Antônia Elenir Amâncio Oliveira

Docente da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Doutora em Biociências e Biotecnologia (UENF).

Downloads