REPENSANDO VALORES NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL: ALTERIDADE E ESTRATÉGIA EM UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA QUE ENVOLVE SEXUALIDADE NA JUVENTUDE E NA ADOLESCÊNCIA

Autores

  • Adriano Albuquerque Barreto Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Liza Holzmann Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palavras-chave:

Sexualidade, Orientação Sexual, Adolescentes.

Resumo

O trabalho que segue é uma reflexão em torno da atuação dos acadêmicos do curso de Serviço Social da Universidade Estadual de Ponta Grossa em um projeto de extensão chamado Plugados na Prevenção. O projeto Plugados na Prevenção tem por objetivo discutir sobre sexualidade na juventude e adolescência, buscando informar sobre prevenção, transmissão, tratamentos, sinais e sintomas das DST/AIDS. Busca ainda desenvolver atividades educativas sobre sexualidade humana tendo por objetivo estimular a reflexão dos jovens e dos adolescentes sobre as relações sociais que envolvem a sexualidade, especificamente as relações familiares, relações com amigos, relações com as mídias e demais instituições sociais. A problemática exposta neste artigo procura aproximar o leitor dos impasses enfrentados pelos acadêmicos, futuros profissionais que precisam ponderar sobre valores pessoais e atuação profissional. Veremos como a atividade extensionista proporciona um bom espaço de mediação entre contexto de vivência pessoal e de vivência profissional fundado em um contexto de sinceridade, onde valores nem sempre convergentes podem conversar de modo satisfatório. A presente exposição se fará primeiramente pela descrição do Projeto Plugados na Prevenção, seguindo da abordagem em relação entre os valores pessoais e formação profissional, do enfrentamento teórico-metodológico de um possível descompasso entre valores pessoais e valores profissionais e, por fim, pelo vislumbre das estratégias pedagógicas pelas quais optamos no projeto de extensão em questão.

Biografia do Autor

Adriano Albuquerque Barreto, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestre em Ciências Sociais Aplicadas, Licenciado em Geografia e Bacharel em Serviço Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Liza Holzmann, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestre em Saúde Coletiva e docente do Departamento de Serviço Social na Universidade Estadual de Ponta Grossa e Professora Coordenadora do Projeto Plugados na Prevenção.

Downloads

Publicado

2013-11-26