PROJETO DE EXTENSÃO CRESCER SORRINDO: INTEGRANDO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM ODONTOLOGIA POR 12 ANOS

Autores

  • Fernanda Barja-Fidalgo Universidade Estadual do Rio de Janeiro
  • Ana Paula Pires dos Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Mirian de Waele Souchois de Marsillac Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Marialice Barroso Pentagna Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Branca Heloísa Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Odontologia. Saúde. Saúde Bucal. Criança. Pré-escolares.

Resumo

A saúde das crianças pode ser afetada por diversos problemas bucais, tais como cárie dentária, oclusopatias e traumatismos dentários. Esses problemas podem ter efeito negativo sobre as suas vidas e sobre as de suas famílias Esse relato descreve o projeto “Crescer Sorrindo”, que é desenvolvido pela Faculdade de Odontologia da UERJ (FOUERJ), na Policlínica Piquet Carneiro (PPC), desde 2001. O projeto objetiva promover a saúde bucal de crianças de até 12 anos de idade incompletos através de ações de caráter educativo, preventivo e curativo e tem ênfase nos cuidados odontológicos a pré-escolares. Além do atendimento à população, o projeto promove a formação e a atualização profissional na área de Odontopediatria e desenvolve pesquisas científicas no campo da saúde bucal infantil. Assim, o projeto “Crescer Sorrindo” tem promovido, ao longo de 12 anos, a integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão em prol da melhoria da saúde bucal infantil.

Biografia do Autor

Fernanda Barja-Fidalgo, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Professora Visitante do Departamento de Odontologia Preventiva e Comunitária – Faculdade de Odontologia – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutora em Ciências da Saúde (FisClinex- UERJ).

Ana Paula Pires dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Adjunta do Departamento de Odontologia Preventiva e Comunitária – Faculdade de Odontologia – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutora em Saúde Coletiva/Epidemiologia (IMS- UERJ).

Mirian de Waele Souchois de Marsillac, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Adjunta do Departamento de Odontologia Preventiva e Comunitária – Faculdade de Odontologia – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutora em Odontologia (FO-UFSC).

Marialice Barroso Pentagna, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Assistente do Departamento de Odontologia Preventiva e Comunitária – Faculdade de Odontologia – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Odontopediatria (FO-UERJ).

Branca Heloísa Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Associada do Departamento de Odontologia Preventiva e Comunitária – Faculdade de Odontologia – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutora em Saúde Coletiva/Epidemiologia (IMS - UERJ).

Downloads

Publicado

2014-05-22