O YOGA COMO ESTRATÉGIA PARA PROMOVER A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Autores

  • Carla Aparecida Spagnol Universidade FEderal de Minas Gerais
  • Eliana Aparecida Villa Universidade Federal de Minas Gerais
  • Victor Mourthé Valadares Universidade Federal de Minas Gerais
  • Maria Édila Abreu Freitas Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ana Paula de Oliveira Silveira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Jackeline Soares Vieira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Érica Santana Candian Universidade Federal de Minas Gerais
  • Bárbara Kellen Souza Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Qualidade de vida. Trabalho. Enfermagem.

Resumo

Esse artigo relata a experiência da adoção do yoga como estratégia de promoção da qualidade de vida no trabalho (QVT) para a equipe de enfermagem de um Hospital Escola. Aplicamos um questionário para traçar o perfil da equipe, apreender suas percepções sobre as condições de trabalho e sobre a qualidade de vida na organização. Posteriormente, implementamos o yoga em dois turnos e, ao final, aplicamos outro questionário para avaliar a adesão à atividade proposta. Os trabalhadores aderiram à prática adotada e pretendem participar de outras estratégias. Esperamos incentivar os trabalhadores a desenvolver o autocuidado e criar ambientes confortáveis/produtivos para uma assistência de qualidade.

Biografia do Autor

Carla Aparecida Spagnol, Universidade FEderal de Minas Gerais

Enfermeira. Professora Adjunta da Escola de Enfermagem- UFMG. Departamento de Enfermagem Aplicada. Doutora em Saúde Coletiva. Belo Horizonte-MG.

Eliana Aparecida Villa, Universidade Federal de Minas Gerais

Enfermeira. Professora Adjunta da Escola de Enfermagem- UFMG. Departamento de Enfermagem Aplicada. Doutora em Enfermagem. Belo Horizonte-MG.

Victor Mourthé Valadares, Universidade Federal de Minas Gerais

Arquiteto. Professor Assistente vinculado ao Laboratório de Conforto Ambiental - LABCON da Escola de Arquitetura- UFMG. Mestre em Engenharia Civil e Professor de Yoga pelo Satyananda Yoga Center, vinculado ao Yoga Fellowship Moviment. Coordenador do Projeto Ayuryoga na UFMG. Belo Horizonte-MG.

Maria Édila Abreu Freitas, Universidade Federal de Minas Gerais

Enfermeira. Professora Associada e aposentada da Escola de Enfermagem- UFMG. Departamento de Enfermagem Aplicada. Doutora em Enfermagem. Pós graduada em Acupuntura pelo INCISA/IMAM-Belo Horizonte-MGBelo Horizonte-MG.

Ana Paula de Oliveira Silveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Enfermeira. Graduada na Escola de Enfermagem- UFMG. Bolsista PROEX- UFMG durante o desenvolvimento do projeto. Belo Horizonte-MG.

Jackeline Soares Vieira, Universidade Federal de Minas Gerais

Enfermeira. Graduada na Escola de Enfermagem- UFMG. Bolsista PROEX- UFMG durante o desenvolvimento do projeto. Belo Horizonte-MG.

Érica Santana Candian, Universidade Federal de Minas Gerais

Aluna do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional da Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional-UFMG. Bolsista PROEX- UFMG. Belo Horizonte-MG.

Bárbara Kellen Souza Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Enfermeira. Graduada na Escola de Enfermagem - UFMG. Bolsista PROEX- UFMG durante o desenvolvimento do projeto. Belo Horizonte-MG.

Downloads

Publicado

2014-05-21