BASE DE SERVIÇO DE COMERCIALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO CENTRO-SUL DO PARANÁ: UMA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA

Autores

  • Vanessa Alberton Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Carlos Cesar Garcia Freitas Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Marinice Teleginski Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Agricultura-familiar, Projeto de Extensão, Base de Serviço de Comercialização, Território Centro Sul do Paraná.

Resumo

Com a finalidade de auxiliar nos processos de comercialização de organizações de agricultores familiares do Território Centro-Sul do Paraná, a Base de Serviço de Comercialização (BSC), ligada ao programa Universidade Sem Fronteiras, atuou junto a 13 associações e 3 cooperativas, no período de um ano. Fruto dos trabalhos de acompanhamento em campo, o presente artigo tem como objetivo apresentar a experiência do projeto de extensão BSC. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa descritiva, com caráter exploratório, por meio de pesquisa de campo e observação participativa. Como resultado, observou-se que os maiores problemas das entidades estão nas áreas de gestão e capacitação dos recursos humanos, culminando em uma série de deficiências na comercialização e distribuição das produções dos agricultores familiares. Por meio da BSC, foi possível realizar ações que permitiram minimizar as deficiências encontradas.

Biografia do Autor

Vanessa Alberton, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Aluna do curso de Mestrado Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO), Brasil.

Carlos Cesar Garcia Freitas, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Professor da Universidade Norte Pioneiro (UENP), Brasil. Doutor em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Brasil.

Marinice Teleginski, Universidade Federal de Santa Catarina

Aluna do curso de Mestrado em Agrossistemas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil.

Downloads

Publicado

2015-04-27