FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO PROFESSOR PEDAGOGO: UMA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

Autores

  • Jaqueline Delgado Paschoal Universidade Estadual de Londrina
  • Marta Regina Furlan de Oliveira Universidade Estadual de Londrina
  • Gilmara Lupion Moreno Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Formação de Professores. Acadêmicos. Educação Infantil.

Resumo

Este trabalho tem o propósito de relatar as ações desenvolvidas na primeira etapa do Projeto de Ensino e Extensão intitulado “Formação inicial e continuada do professor de educação infantil: a contribuição da Universidade Estadual de Londrina”. O objetivo foi demonstrar a importância dos conteúdos relacionados à educação na primeira infância, na formação inicial dos acadêmicos do Curso de Pedagogia da UEL, e promover a nossa capacitação como professoras formadoras do curso em questão. A metodologia desenvolveu-se por meio de grupo de estudos e aplicação de questionário aos alunos, a fim de conhecer o que estes pensam sobre a organização do trabalho pedagógico da educação infantil na formação inicial. Os resultados da pesquisa apontam que há o reconhecimento por parte dos alunos sobre a importância da educação infantil na formação inicial. Enquanto formadoras, tivemos a oportunidade de reavaliar nossa própria atuação, no sentido de confirmar a teoria e a prática como elementos indissociáveis no contexto da formação.

Biografia do Autor

Jaqueline Delgado Paschoal, Universidade Estadual de Londrina

Docente do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina. Doutora em Educação (UEM).

Marta Regina Furlan de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Docente do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina. Doutora em Educação (UEM).

Gilmara Lupion Moreno, Universidade Estadual de Londrina

Docente do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina. Doutora em Educação (USP).

Downloads

Publicado

2014-05-20