EDUCAÇÃO EM MOVIMENTO: ESCOLA E UNIVERSIDADE INTEGRADAS PELA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO CENTRO-SUL DO PARANÁ

Autores

  • Ana Lucia Crisostimo UNICENTRO
  • Marquiana de Freitas Vilas Boas Gomes UNICENTRO
  • Marcos Roberto Queiroga UNICENTRO

Palavras-chave:

Universidade. Escola. Formação Continuada de Professores. Trabalho Colaborativo.

Resumo

Este artigo analisa o projeto multidisciplinar “Educação em Movimento: Escola e Universidade Integradas pela qualidade da Educação Básica no Centro-Sul do Paraná”, realizado no período 2011 e 2012 na Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, Unicentro. A proposta objetivou criar espaços de diálogo entre a universidade e a Educação Básica, no sentido de promover a produção do conhecimento científico a partir de formação inicial e continuada de professores, bem como desenvolver atividades que impulsionassem a valorização da criatividade, senso crítico, comprometimento social e ambiental. Os registros do processo formativo estão organizados no formato de livros, cartilhas e relatórios sistematizados pelos participantes do projeto. Os resultados destas ações implicaram na implementação de novas metodologias de ensino, construção do conhecimento e, sobretudo, buscou a autonomia do professor da Educação Básica. O projeto foi articulado em três cursos de Graduação que coordenaram as ações: Geografia, Biologia e Educação Física.

Biografia do Autor

Ana Lucia Crisostimo, UNICENTRO

Professora do Departamento de Ciências Biológicas e do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO/Guarapuava-PR. Doutora em Educação (UNICAMP/SP).

Marquiana de Freitas Vilas Boas Gomes, UNICENTRO

Professora do Departamento e da Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO/Guarapuava-PR. Doutora em Geografia (UNESP, Presidente Prudente-SP).

Marcos Roberto Queiroga, UNICENTRO

Professor do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual do Centro-Oeste (DEDUF-UNICENTRO-Guarapuava/PR); Doutor em Biodinâmica da Motricidade Humana (UNESP/RC).

Downloads

Publicado

2014-05-20