CULTURA E LAZER COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA ARTICULADA À EDUCAÇÃO INTEGRAL PARA ALUNOS MATRICULADOS NA ESCOLA REITOR ÁLVARO AUGUSTO CUNHA ROCHA, DO CAIC/UEPG

Autores

  • Joselaine Aparecida Campos UEPG
  • Gilmar de Carvalho Cruz UNICENTRO
  • Audrey Pietrobelli de Souza UEPG
  • Sonia Aparecida Gomes do Santos UEPG

Palavras-chave:

Cultura. Lazer. Jogos cooperativos.

Resumo

No presente estudo, relata-se uma experiência pedagógica vivenciada no âmbito CAIC - Escola Álvaro Augusto Cunha Rocha direcionado aos filhos de servidores da UEPG, regularmente matriculado na referida escola. As práticas foram configuradas por: atividades relacionadas ao lazer (jogos e atividades extra-ambiente com visitas técnicas que agregam conhecimento), esporte (variedades esportivas com o ludicidade) e cultura (oficinas de leitura e artes). O referido projeto insere-se no âmbito da Educação Integral e tem como objetivo: atender, pedagogicamente, a demanda de alunos que ficam na escola após o encerramento das aulas, no período das 16h às 17h30min. É parte da demanda que resultou em problemática na escola, ou seja, após o encerramento das aulas os alunos ficavam ociosos e, sem acompanhamento pedagógico não raro envolviam-se em incidentes. Diante desse problema houve a necessidade de, junto a PRORH (Pró–Reitoria de Recursos Humanos), o CAIC e CDR (Centro de Desporto e Recreação), proporcionar práticas pedagógicas que respondessem às demandas da escola e, de igual importância, às demandas dos alunos. Utilizou-se como procedimento metodológico um estudo teórico fundamentado em análise empírica da realidade por meio de imagens fotográficas, relatos e planejamentos dirigidos dos professores/estagiários que desenvolveram atividades específicas em cada momento da ação e intervenção pedagógica. Como resultados obteve-se adesão de todos os alunos em atividades culturais, esportivas e de lazer com características cooperativas, se ampliou as noções dos acadêmicos acerca das diferentes práticas esportivas, bem como, ficou evidente o desenvolvimento da criatividade em atividades artísticas, mas, sobretudo, questões relacionadas às interações interpessoais.

Biografia do Autor

Joselaine Aparecida Campos, UEPG

Pedagoga da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Chefe da Seção de Cultura do CAIC/UEPG. Mestre em Educação (UEPG). 

Gilmar de Carvalho Cruz, UNICENTRO

Docente da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Doutor em Educação Física (UNICAMP). 

Audrey Pietrobelli de Souza, UEPG

Docente do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Doutoranda em Educação (UEPG). 

Sonia Aparecida Gomes do Santos, UEPG

Assistente Social da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Especialista em Serviço Social (UEPG). 

Downloads

Publicado

2014-05-19