CULTURA E LAZER COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA ARTICULADA À EDUCAÇÃO INTEGRAL PARA ALUNOS MATRICULADOS NA ESCOLA REITOR ÁLVARO AUGUSTO CUNHA ROCHA, DO CAIC/UEPG
Palavras-chave:
Cultura. Lazer. Jogos cooperativos.Resumo
No presente estudo, relata-se uma experiência pedagógica vivenciada no âmbito CAIC - Escola Álvaro Augusto Cunha Rocha direcionado aos filhos de servidores da UEPG, regularmente matriculado na referida escola. As práticas foram configuradas por: atividades relacionadas ao lazer (jogos e atividades extra-ambiente com visitas técnicas que agregam conhecimento), esporte (variedades esportivas com o ludicidade) e cultura (oficinas de leitura e artes). O referido projeto insere-se no âmbito da Educação Integral e tem como objetivo: atender, pedagogicamente, a demanda de alunos que ficam na escola após o encerramento das aulas, no período das 16h às 17h30min. É parte da demanda que resultou em problemática na escola, ou seja, após o encerramento das aulas os alunos ficavam ociosos e, sem acompanhamento pedagógico não raro envolviam-se em incidentes. Diante desse problema houve a necessidade de, junto a PRORH (Pró–Reitoria de Recursos Humanos), o CAIC e CDR (Centro de Desporto e Recreação), proporcionar práticas pedagógicas que respondessem às demandas da escola e, de igual importância, às demandas dos alunos. Utilizou-se como procedimento metodológico um estudo teórico fundamentado em análise empírica da realidade por meio de imagens fotográficas, relatos e planejamentos dirigidos dos professores/estagiários que desenvolveram atividades específicas em cada momento da ação e intervenção pedagógica. Como resultados obteve-se adesão de todos os alunos em atividades culturais, esportivas e de lazer com características cooperativas, se ampliou as noções dos acadêmicos acerca das diferentes práticas esportivas, bem como, ficou evidente o desenvolvimento da criatividade em atividades artísticas, mas, sobretudo, questões relacionadas às interações interpessoais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.