ABORDAGEM CONCEITUAL TEÓRICA E EXPERIMENTAL SOBRE ASSUNTOS DE HIDROSTÁTICA

Autores

  • Larissa Fernanda Yassugui Moletta Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • Regiane Gordia Drabeski Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • Silvia Helena Fonseca Santos Colégio Estadual Professor João Ricardo von Borell du Vernay
  • Vania Cristina Rutz da Silva Colégio Estadual Professor João Ricardo von Borell du Vernay
  • André Maurício Brinatti Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • Silvio Luiz Rutz da Silva Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • Jeremias Borges da Silva Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Palavras-chave:

Parâmetros Curriculares Nacionais. Aprendizagem significativa. Lei de Stevin. Princípio de Pascal. Princípio de Arquimedes.

Resumo

A contextualização do ensino é fortemente recomendada em documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais. O cotidiano oferece possibilidades de explorar a Física na sala de aula. O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma atividade construtivista abordando o tema Hidrostática. Os assuntos apresentados foram Lei de Stevin, Princípios de Pascal e de Arquimedes. A atividade consistia em uma revisão dos assuntos, para uma turma do 2º ano do Ensino Médio e uma turma do 1º ano do curso profissionalizante de Técnico em Química, realizada pelos acadêmicos do projeto extensionista – Iniciação à Docência para a Licenciatura em Física da Universidade Estadual de Ponta Grossa. A revisão foi feita utilizando experimentos demonstrativos, uma demonstração para cada assunto. No decorrer da explanação, foram explorados alguns exemplos do cotidiano e, por fim, realizado um questionário para avaliar qualitativamente se houve a ancoragem de novo conhecimento.

Biografia do Autor

Larissa Fernanda Yassugui Moletta, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Aluna do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências/Física da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Brasil.

Regiane Gordia Drabeski, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Aluna do curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Brasil.

Silvia Helena Fonseca Santos, Colégio Estadual Professor João Ricardo von Borell du Vernay

Professora de Física do Colégio Estadual Professor João Ricardo von Borell du Vernay, Brasil.

Vania Cristina Rutz da Silva, Colégio Estadual Professor João Ricardo von Borell du Vernay

Professora de Física do Colégio Estadual Professor João Ricardo von Borell du Vernay.

André Maurício Brinatti, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Brasil. Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP).

Silvio Luiz Rutz da Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Brasil. Doutor em Ciência dos Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Jeremias Borges da Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Brasil. Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP).

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Publicado

2014-11-21