DIVULGAÇÃO DA CULTURA CIENTÍFICA ATRAVÉS DA TEORIA DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA

Autores

  • Graciela Silva Oliveira Universidade Federal do Mato Grosso

Palavras-chave:

Cultura Científica, Divulgação, Educação Científica, Evolução Biológica

Resumo

Neste trabalho, é discutido o potencial e uso da teoria da evolução biológica ao se desenvolverem ações de divulgação científica na Educação básica. No ano de 2011, foi conduzido um projeto de extensão a partir da articulação entre ensino, pesquisa e extensão. O Ensino foi desenvolvido através de discussões com os estudantes de Ciências Biológicas e da Educação básica sobre os conceitos da teoria da evolução biológica; a Pesquisa a partir do estudo das estratégias pedagógicas e dificuldades apresentadas pelos professores da Educação básica, ao ensinar a teoria, bem como interesses/motivações e a aceitação da evolução biológica por estudantes do Ensino Médio; e a Extensão através da promoção de mostras científicas em escolas públicas. Os resultados encontrados apontam que iniciativas de comunicação científica e a relação mais estreita entre a Universidade e a Escola tiveram implicações importantes para a melhoria da educação científica, no que diz respeito ao pensamento evolutivo e à compreensão da dinâmica do mundo vivo.

Biografia do Autor

Graciela Silva Oliveira, Universidade Federal do Mato Grosso

Professora da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Brasil. Aluna do Doutorado em Educação da Universidade de São Paulo (USP), Brasil.

Downloads

Publicado

2015-04-27