DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS PARA ANDROID COM USO DO APP INVENTOR: USO DE NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA

Autores

  • Rodrigo Duda Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Câmpus Irati
  • Sani de Carvalho Rutz da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus Ponta Grossa,

Palavras-chave:

Ensino de matemática, Recursos computacionais, App Inventor, Aplicativos para Android, Extensão.

Resumo

Neste trabalho apresentam-se os resultados de um projeto de extensão desenvolvido no Campus Irati do Instituto Federal do Paraná, durante o ano letivo de 2014. Com o intuito de explorar as potencialidades do App Inventor no desenvolvimento de aplicativos de execução de cálculos para uso em tablets e smartphones que possuem o sistema operacional Android, buscou-se inserir os discentes da instituição em atividades de pesquisa e extensão e desenvolver materiais instrucionais sobre a estruturação de aplicativos para compartilhar com a comunidade. Pelas atividades desenvolvidas, foi possível verificar que o designer de aplicativos utilizado oferece a possibilidade de contextualizar o uso da matemática escolar em recursos computacionais e pode favorecer o desenvolvimento do pensamento algébrico nos educandos.

Biografia do Autor

Rodrigo Duda, Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Câmpus Irati

Professor do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus Irati, Brasil. Mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Brasil.

Sani de Carvalho Rutz da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus Ponta Grossa,

Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Ponta Grossa, Brasil. Doutorado em Ciência dos Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2015-12-15