UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
Palavras-chave:
Formação em serviço, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Modelagem Matemática.Resumo
Este artigo descreve uma pesquisa qualitativa sobre um curso de extensão para professores de Matemática em serviço na Educação Básica, com atividades de Modelagem Matemática, na modalidade a distância. O objetivo foi identificar as contribuições desta modalidade para a formação continuada de professores Matemática, de modo a contribuir com o ensino e a aprendizagem dessa área de conhecimento. O curso teve duração de 100 horas e foi dividido em módulos, contendo: a) leitura de textos e atividades; b) participação em chats e fóruns; c) elaboração de memoriais e diários; d) elaboração e aplicação de uma atividade de Modelagem Matemática na Educação Básica. Participaram do curso de extensão seis cursistas. A análise dos dados coletados evidenciou aspectos relevantes no desenvolvimento do curso, como a interação dos cursistas, a apropriação teórica e prática da Modelagem Matemática, a reflexão acerca da atividade docente na Educação Básica e a aprendizagem de conceitos matemáticos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.