UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

Autores

  • Rudolph dos Santos Gomes Pereira Universidade Estadual Paulista
  • Klaus Schlünzen Júnior Universidade Estadual Paulista
  • Bárbara Nivalda Palharini Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Formação em serviço, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Modelagem Matemática.

Resumo

Este artigo descreve uma pesquisa qualitativa sobre um curso de extensão para professores de Matemática em serviço na Educação Básica, com atividades de Modelagem Matemática, na modalidade a distância. O objetivo foi identificar as contribuições desta modalidade para a formação continuada de professores Matemática, de modo a contribuir com o ensino e a aprendizagem dessa área de conhecimento. O curso teve duração de 100 horas e foi dividido em módulos, contendo: a) leitura de textos e atividades; b) participação em chats e fóruns; c) elaboração de memoriais e diários; d) elaboração e aplicação de uma atividade de Modelagem Matemática na Educação Básica. Participaram do curso de extensão seis cursistas. A análise dos dados coletados evidenciou aspectos relevantes no desenvolvimento do curso, como a interação dos cursistas, a apropriação teórica e prática da Modelagem Matemática, a reflexão acerca da atividade docente na Educação Básica e a aprendizagem de conceitos matemáticos.

Biografia do Autor

Rudolph dos Santos Gomes Pereira, Universidade Estadual Paulista

Aluno do Curso de Doutorado em Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Brasil.

Klaus Schlünzen Júnior, Universidade Estadual Paulista

Professor da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Brasil. Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Brasil. 

Bárbara Nivalda Palharini, Universidade Estadual de Londrina

Aluna do Curso de Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Brasil. 

Downloads

Publicado

2015-12-15