A EXTENSÃO COMO ELO DO ENSINO E DA PESQUISA UNIVERSITÁRIA

Autores

  • Jeniffer Rafaella Matoso Vieira da Rosa Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Dalva Cassie Rocha Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palavras-chave:

Docência universitária, Ensino superior, Pesquisa extensionista.

Resumo

Na visão mais contemporânea de universidade, ensino, pesquisa e extensão precisam estar interligados, conforme o Plano Nacional de Extensão Universitária. No entanto, a extensão não deve ser entendida apenas como atividade assistencialista. O objetivo deste trabalho é mostrar a importância das atividades extensionistas – o seu papel junto ao ensino e à pesquisa – para promover a formação de cidadãos críticos. Ao fazer uma pesquisa bibliográfica, pôde-se debruçar sobre os textos e refletir sobre as condições e consequências desse entrelaçamento dos três pilares da universidade. Na extensão, a relação entre professor e aluno passa a ser mais próxima, pois ambos se assumem como parceiros no processo de geração do conhecimento. Nessa nova concepção de ensino, a verdade dos fatos é posta à prova, considerando a contínua construção e desconstrução de saberes individuais e coletivos.

Biografia do Autor

Jeniffer Rafaella Matoso Vieira da Rosa, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Aluna do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Brasil.

Dalva Cassie Rocha, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Brasil. Departamento de Biologia Geral. Doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP-Botucatu), Brasil.

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Publicado

2015-12-15