SÁBADOS DIVERTIDOS: UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO NO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE – UNIFEBE – DOI: 10.5212/Rev.Conexao.v.12.i1.0010

Autores

  • Claudemir Marcolla Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
  • Everaldo da Silva Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
  • Joel Haroldo Baade Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)
  • Ana Paula Bonatelli Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE).
  • Heloisa Maria Wichern Zunino Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE).

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.12.i1.0010

Palavras-chave:

UNIFEBE, Brusque, Extensão Universitária, Relato de Experiência.

Resumo

O Projeto Sábados Divertidos é promovido, em Santa Catarina, pelo Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE e busca incentivar atividades recreativas com crianças do ensino fundamental das escolas municipais de Brusque e nos municípios vizinhos. O sentido é atuar de forma motivadora e envolvê-las em atividades de Lazer num momento de integração, diversão, solidariedade em diversas atividades. A preocupação deste projeto se dá quanto à inclusão na forma mais ampla que este termo possa suscitar, a “Inclusão Social”, que, por sua vez, visa integrar crianças de comunidades carentes que, em grande parte de seu tempo, não possuem acesso a lugares específicos para atividades de lazer.

Biografia do Autor

Claudemir Marcolla, Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)

Professor do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE). Aluno do curso de Mestrado em Administração da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). 

Everaldo da Silva, Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)

Professor e pesquisador do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) e da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), Brasil. Doutorado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

Joel Haroldo Baade, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)

Professor e pesquisador do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) e da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), Brasil. Doutor em Teologia pela Escola Superior de Teologia, (EST), Brasil. 

Ana Paula Bonatelli, Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE).

Professora e Coordenadora de Relações Internacionais do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE). Especialista em Língua Inglesa pelo Centro Universitário de Jaraguá do Sul. 

Heloisa Maria Wichern Zunino, Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE).

Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE). Mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).  

Referências

ACAFE. Memória. Disponível em: http://www.acafe.org.br/new/index.php. Acesso em: 06 jul. 2010.

ANDRADE, José Vicente de. Lazer– princípios, tipos e formas na vida e no trabalho. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

ANSARAH, Marília G. dos Reis. (org.). Turismo –Como aprender, como ensinar. São Paulo: SENAC, 2001.

BRASIL. Plano Nacional de Extensão Universitária. Edição atualizada. Brasília: Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras e SESu / MEC, 2001.

BRASIL. Constituição 1998. Texto Constitucional de 5 de outubro de 1998 com alterações adotadas pelas emendas constitucionais de revisão n. 1/1992 a 30/2000. Brasília: Ed. Atual, 2000.

CANO, Wilson. Raízes da concentração industrial em São Paulo. São Paulo: Hucitec, 1990.

GOMES, Cristina Marques. Pesquisa Científica em Lazer no Brasil – Bases Documentais e Teóricas. São Paulo: ECA / USP (Dissertação de Mestrado), 2004.

GOULARTI FILHO, Alcides. Formação econômica de Santa Catarina. Florianópolis: Cidade Futura, 2002.

GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Santa Catarina. Disponível em: http://www.sc.gov.br. Acesso em: 14 dez. 2009.

INEP - INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS. Educação Superior Brasileira.1991-2004. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006.

MAMIGONIAN, Armen. Estudo geográfico das indústrias de Blumenau. Revista Brasileira de Geografia, v. 27, n. 3, p. 489-483, jul.-set.1965.

MESQUITA FILHO, Alberto. “Integração Ensino-Pesquisa-Extensão.” Revista Integração, v. 9, p. 138-143, 1997, disponível em:

http://ecientificocultural.com/ECC2/artigos/epe.htm, acesso em 17/09/2015.

RAUD, CécileHèléne Jeanne. Indústria, território e meio ambiente no Brasil: perspectivas da industrialização descentralizada a partir da análise da experiência catarinense. Florianópolis: Ed. da UFSC; Blumenau: Ed. da FURB, 1999.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

UNIFEBE. A Instituição. Disponível em: http://www.unifebe.edu.br/site/index.php/a-instituicao/institucional. Acesso em: 02/07/2015.

Downloads

Publicado

2016-04-29