PROGRAMA BASTA: RELATOS E REFLEXÕES SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER – DOI: 10.5212/Rev.Conexao.v.12.i1.0012

Autores

  • Jose Ricardo Souza Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • Ana Beatriz Baggio de Almeida Faculdade da Lapa (FAEL)
  • Silvia Okabe Alves Universidade Paulista (UNIP)
  • Roberta Ekuni Souza Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
  • Lucyellen Roberta Dias Garcia Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
  • Soraya Saad Lopes Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
  • Erica Akemi Takahara Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.12.i1.0012

Palavras-chave:

Violência, Reflexão, Gênero, Mulher.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar um relato de experiência das ações desenvolvidas pelo Programa Basta, o qual é supervisionado e executado pelo Projeto de Extensão Universitária – Patronato Municipal de Jacarezinho, da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP. O presente relato engloba o período de agosto à dezembro de 2014. Os participantes autores de violência doméstica, encaminhados ao Patronato Municipal, mediante determinação judicial advinda da vara criminal da comarca de Jacarezinho-PR. Durante esse período, houve formação de 4 grupos, com um total de treze participantes. As reuniões aconteceram semanalmente, durante oito semanas, com duração de aproximadamente uma hora. Como resultado, foi possível perceber avanços no que tange a fiscalização das alternativas penais no município, como também um melhor entendimento sobre a violência contra a mulher e a internalização de uma nova conduta por parte dos integrantes dos grupos.

Biografia do Autor

Jose Ricardo Souza, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Assistente Social graduado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Brasil.  Especialização em Gestão Pública pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Ana Beatriz Baggio de Almeida, Faculdade da Lapa (FAEL)

Assistente Social graduada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Especialização em Gestão na Área Social pela Faculdade da Lapa (FAEL). 

Silvia Okabe Alves, Universidade Paulista (UNIP)

Psicóloga graduada pela Universidade Paulista (UNIP), Brasil. Especialização em Psicopedagogia pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (FACIBRA), Brasil.

Roberta Ekuni Souza, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Professora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Aluna do curso de Doutorado em Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Brasil.

Lucyellen Roberta Dias Garcia, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Professora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Aluna do curso de Doutorado em Direito Econômico da Universidade de São Paulo (USP),

Soraya Saad Lopes, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Professora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Brasil. Mestrado em Ciência Jurídica pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Brasil. 

Erica Akemi Takahara, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Assistente Social graduada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Brasil. Aluna do curso de Especialização em Gestão em Saúde da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Brasil.

Referências

BRASIL. Altera dispositivos do decreto-Lei 2848 de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal. Lei nº 9714, de 25 de novembro de 1998.

______. Lei de Execução Penal Nº. 7.210 de 11 de julho de 1984.

______. Lei Maria da Penha. Lei n.º 11.340, de 7 de agosto de 2006.

______. Presidência da República. Secretaria Especial de Políticas para as Mullheres - SPM. Disponível em: < http://www.spm.gov.br/central-de-conteudos/publicacoes/publicacoes/2015/balanco180_2014-versaoweb.pdf > Acesso em: 12. Maio de 2015.

INSTITUTO PATRÍCIA GALVÃO. Percepção da sociedade sobre violência e assassinatos de mulheres. Disponível em: < http://agenciapatriciagalvao.org.br/violencia/pesquisa-ipea-catalisou-tensao-da-sociedade-em-relacao-violencia-de-genero-aponta-especialista/> Acesso em 30. Maio de 2015.

JACAREZINHO. Lei nº. 2895de 13 de setembro de 2013.

MENEGUEL, Stela Nazareth. Repercussões da Lei Maria da Penha no enfrentamento da violência de gênero. Ciência&SaúdeColetiva, Rio de Janeiro, vol.18, no.3, Mar. 2013. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232013000300015 > Acesso em: 20 de maio de 2015.

OLIVEIRA, Cinthia Mata de. Os Beneficiários da Prestação de Serviço à Comunidade como alternativa a pena de liberdade: experiências na Comarca de Duque de Caxias. 2011 105f. Dissertação de Mestrado – Departamento de Serviço Social, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2011.

Downloads

Publicado

2016-04-29