INVESTIGAÇÃO SOBRE O USO DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DO CEFET/RJ – DOI: 10.5212/Rev.Conexao.v.12.i1.0006

Autores

  • Marcelo Borges Rocha Centro Federal de Educação Tecnologica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)
  • Jorge Pinheiro Landim Junior Centro Federal de Educação Tecnologica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.12.i1.0006

Palavras-chave:

Divulgação Científica, Meio ambiente e Educação Ambiental.

Resumo

O projeto “Educação Ambiental e Ciência: o papel da mídia na difusão de conhecimentos ambientais” vem sendo desenvolvido desde 2013 no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, no Rio de Janeiro. O objetivo deste projeto de extensão é investigar como o texto de divulgação científica, ou seja, a mídia impressa contribui para a reflexão crítica das questões ambientais por alunos do ensino médio. Este artigo, portanto, apresenta os resultados de uma atividade pedagógica baseada na leitura e discussão de uma reportagem do Jornal O Globo sobre poluição atmosférica com três turmas do 3º ano do ensino médio. Foram aplicados dois questionários, um pré e um pós-diagnóstico para analisar como os alunos articulavam os conceitos relacionados ao tema. A partir disso, pode-se concluir que o uso dos textos de divulgação científica, adequadamente organizado, associado à mediação do professor, possibilitou que os alunos fossem além da memorização de termos e conceitos científicos. Desta forma, esse material contribuiu para uma aprendizagem significativa de questões relacionadas ao meio ambiente.

Biografia do Autor

Marcelo Borges Rocha, Centro Federal de Educação Tecnologica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

Professor do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), Brasil. Doutorado em Zoologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil.

Jorge Pinheiro Landim Junior, Centro Federal de Educação Tecnologica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

Graduado em Gestão Ambiental pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET), Brasil.

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Publicado

2016-04-29