UM CONVITE À EXTENSÃO NAS ILHAS: ENTRE A REALIDADE E OS DESAFIOS DE UMA PROPOSTA DE PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA LICENCIADOS DE CIÊNCIAS SOCIAIS - DOI: 10.5212/Rev.Conexao.v.12.i2.0004

Autores

  • Antonio Marcio Haliski Instituto Federal do Paraná - IFPR
  • Maria Lucia Buher Machado Instituto Federal do Paraná - IFPR
  • Valéria Cristina Ferreira Haliski Instituto Federal do Paraná - IFPR
  • Patricia Martins Instituto Federal do Paraná - IFPR

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.12.i2.0004

Palavras-chave:

Projeto, Extensão, Ilhas, Escola

Resumo

Este artigo é um relato de experiência do trabalho desenvolvido em 2014 e tem como propósito atrair olhares de instituições/projetos para uma área, muitas vezes, invisibilizada por sua condição de ilha. A partir do desenvolvimento de um projeto de iniciação à docência para alunos do curso de Ciências Sociais, do Instituto Federal do Paraná, o artigo evidencia uma proposição cuja intenção é o desenvolvimento de práticas extensionistas nas ilhas do litoral do Paraná/Brasil, que envolvam a universidade-escola-comunidade, num processo de construção de conhecimentos e ações junto às escolas. Metodologicamente, a partir de uma análise qualitativa, mostraremos a realidade e os desafios no desenvolvimento de uma prática extensionista, tendo como referência o projeto que desenvolvemos (realidade objetiva) e os seus limites e possibilidades (pela nossa experiência), que aqui chamamos de desafios, no sentido da implantação de formas diferenciadas de educação, como é o caso da Educação do Campo, bem como a dificuldade em propagarmos uma educação pautada no buen vivir das comunidades (ACOSTA, 2012), e que, ao mesmo tempo, sirva para (re)significarmos a própria ciência a partir do que se entende por uma ciência pública (FLORIANI, 2015). Finalmente, como resultado da referida ação, esperamos contribuir para o debate em torno da importância de projetos educacionais voltados às realidades em que as escolas estão inseridas e, desta forma, instigarmos a proliferação de projetos de extensão, com este viés, no espaço analisado.

Biografia do Autor

Antonio Marcio Haliski, Instituto Federal do Paraná - IFPR

Professor do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Brasil. Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Brasil.

Maria Lucia Buher Machado, Instituto Federal do Paraná - IFPR

Professora do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Brasil. Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Brasil.

Valéria Cristina Ferreira Haliski, Instituto Federal do Paraná - IFPR

Professora do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Brasil. Especialização em Metodologia do Ensino de Línguas pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER), Brasil.

Patricia Martins, Instituto Federal do Paraná - IFPR

Professora do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Brasil. Aluna do curso de Doutorado em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil.

Referências

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Publicado

2016-08-23