ENSINO DO ESPANHOL NA ESCOLA ESTADUAL EFFIE ROLFS: BUSCANDO NOVOS HORIZONTES – DOI: 10.5212/Rev.Conexao.v.12.i2.0003

Autores

  • Joziane Ferraz de Assis Universidde Federal de Viçosa - UFV
  • Camila de Souza Moisés Universidde Federal de Viçosa - UFV
  • Josieli das Graças Monteiro Universidde Federal de Viçosa - UFV
  • Rafaela de Andrade Paiva Universidde Federal de Viçosa - UFV
  • Renato Coelho Rodrigues Universidde Federal de Viçosa - UFV
  • Everalda Ribeiro da Silva Universidde Federal de Viçosa - UFV

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.12.i2.0003

Palavras-chave:

Espanhol, Ensino médio, Grade curricular.

Resumo

O projeto “Ensino do espanhol na Escola Estadual Effie Rolfs: buscando novos horizontes” se constituiu da oferta de aulas de língua espanhola na E.E. Effie Rolfs, durante o ano de 2013, atendendo a demanda de alunos interessados em estudar essa disciplina, que, naquele momento, ainda não constava na grade curricular. Tratou-se de um projeto desenvolvido por graduandos voluntários da habilitação Português/ Espanhol da Universidade Federal de Viçosa, cujos objetivos incluíam questões pedagógicas e políticas, como, proporcionar a prática pedagógica a estudantes da graduação e estimular a implantação oficial da disciplina na grade curricular da escola. As aulas eram ministradas semanalmente no sexto horário e os temas eram definidos na medida em que as aulas se desenvolviam, atendendo aos interesses dos alunos. Embora com um número pequeno de alunos, o projeto atingiu seus objetivos, pois, a partir do ano seguinte, a escola passou a oferecer a disciplina, escolhida pelos próprios alunos.

Biografia do Autor

Joziane Ferraz de Assis, Universidde Federal de Viçosa - UFV

Professora da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Brasil. Aluna do curso de Doutorado em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Brasil.

Camila de Souza Moisés, Universidde Federal de Viçosa - UFV

Aluna do curso de Letras Português/Espanhol da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Brasil.

Josieli das Graças Monteiro, Universidde Federal de Viçosa - UFV

Graduada em Letras Português/Espanhol pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Brasil. Brasil.

Rafaela de Andrade Paiva, Universidde Federal de Viçosa - UFV

Aluna do curso de Mestrado em Letras da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Brasil.

Renato Coelho Rodrigues, Universidde Federal de Viçosa - UFV

Aluno do curso de Letras Português/Espanhol da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Brasil.

Everalda Ribeiro da Silva, Universidde Federal de Viçosa - UFV

Graduada em Letras Português/Espanhol pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Brasil.

Referências

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Publicado

2016-08-23