PLANEJAMENTO DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO: O QUE FIGURA NA ESCRITA DO DIÁRIO DO PROFESSOR? - DOI: 10.5212/Rev.Conexao.v.12.i2.0007

Autores

  • Danusa de Lara Bonotto Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Valderez Marina do Rosário Lima Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC-RS

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.12.i2.0007

Palavras-chave:

Modelagem na Educação, Professor reflexivo, Diário do professor.

Resumo

Este artigo apresenta resultados de pesquisa qualitativa, com características de pesquisa-ação, desenvolvida com um grupo de professores que ensinam matemática e participam do projeto de extensão ‘Ciclos Formativos em Ensino de Matemática’, desenvolvido na Universidade Federal da Fronteira Sul – campus Cerro Largo/RS. O estudo tem como objetivo compreender o que figura nos diários dos professores, sobre suas vivências no processo de planejamento de uma atividade de Modelagem na Educação. Para constituir os dados empíricos, utilizaram-se os diários de três professoras de Matemática, nos quais estão expressas reflexões referentes ao planejamento de prática pedagógica fundamentada nos princípios da Modelagem na Educação. Para análise do material, seguiram-se os procedimentos da Análise Textual Discursiva. Identificou-se a emergência de três categorias que permitem compreender o que figura no diário do professor: importância dos encontros de formação continuada; indicadores de mal-estar docente e reflexões sobre o processo de modelagem na educação e sua implementação na sala de aula.

Biografia do Autor

Danusa de Lara Bonotto, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Brasil. Aluna do curso de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Brasil.

Valderez Marina do Rosário Lima, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC-RS

Professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Brasil. Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Brasil.

Downloads

Publicado

2016-08-23