ESTUDO DAS ALTERNATIVAS PARA A MELHORIA DO EMPREENDIMENTO FEMININO: DOCES E CONSERVAS FRUTOS DO VALE - DOI: 10.5212/Rev.Conexao.v.12.i2.0009

Autores

  • Pércia Graczyk de Souza Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Amanda Loiola de Carvalho Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Cristina Sanini Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Santino Seabra Júnior Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Aparecida de Fátima Alves de Lima Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Alessandra Regina Butnariu Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Tadeu Miranda de Queiroz Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
  • Raimundo Nonato Cunha de França Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.12.i2.0009

Palavras-chave:

Agricultura familiar, Fruticultura, Horticultura, Agro-processamento.

Resumo

O estudo buscou identificar as dificuldades enfrentadas nas etapas do agro-processamento e comercialização dos produtos do empreendimento feminino Doces e Conservas Frutos do Vale, da Comunidade Vale do Sol II, em Tangará da Serra-MT, e desta forma, propor alternativas passíveis de aplicação à realidade local. O papel da mulher na agricultura familiar vem ganhando destaque, devido à criação de grupos femininos que desempenham atividades alternativas, com o intuito de aumentar a renda familiar. Mas, observa-se ainda inúmeras dificuldades que envolvem o preconceito de gênero, acesso à infraestrutura adequada e inserção dos produtos ao mercado. Diante desse contexto, foi possível sugerir alternativas aplicáveis em curto prazo para auxiliar as integrantes do empreendimento, como a criação de um cardápio sazonal, inserção de novas linhas produtivas, reaproveitamento de resíduos das matérias-primas, acondicionamento dos produtos, ferramentas de comercialização e controle financeiro.

Biografia do Autor

Pércia Graczyk de Souza, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Aluna do curso de Mestrado em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Brasil.

Amanda Loiola de Carvalho, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Aluna do curso de Mestrado em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Brasil

Cristina Sanini, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Aluna do curso de Mestrado em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Brasil.

Santino Seabra Júnior, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Professor da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Brasil. Doutorado em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Brasil.

Aparecida de Fátima Alves de Lima, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Professora da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Brasil. Doutorado em Administração pela Universidad Nacional de Misiones (UNAM), Argentina.

Alessandra Regina Butnariu, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Professora da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Brasil. Doutorado em Agronomia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Brasil.

Tadeu Miranda de Queiroz, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Professor da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Brasil. Doutorado em Agronomia pela Universidade de São Paulo (USP), Brasil.

Raimundo Nonato Cunha de França, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Professor da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Brasil. Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Brasil.

Downloads

Publicado

2016-08-23