DESAFIOS NA INCLUSÃO DIGITAL E ALTERNATIVAS ENCONTRADAS POR UNIVERSITÁRIOS AMAZÔNIDAS - DOI: 10.5212/Rev.Conexao.v.12.i3.0013

Autores

  • Danilo Teixeira Lima Universidade Federal do Pará - UFPA http://orcid.org/0000-0002-3318-9562
  • Ildete da Silva Falcão Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Maria da Penha de Andrade Hab Harb Universidade Federal do Pará - UFPA

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.12.i3.0013

Palavras-chave:

Inclusão Digital, Pessoas Idosas, Obstáculos.

Resumo

Atualmente, tem se intensificado as discussões sobre a importância da Inclusão Digital e alguns grupos deestudiosos, de diversas áreas de conhecimentos,têm unido esforços para integrar, por meio de atividades extensionistas, pessoas idosasà sociedade da informação. O Projeto IDIGETI (Inclusão Digital no GETI (Grupo de Educação na Terceira Idade)), do Campus de Castanhal da UFPA (Universidade Federal do Pará), localizado no nordeste paraense, promove, a partir de exposições teóricas e práticas, o saber sobre a utilização de tecnologias digitais, conhecimento preconizado no Estatuto que regulamenta os direitos deste público.Porém, existem fatores que obstruem a chegada dessa população ao ambiente virtual,e a presente pesquisa vem relatar as adversidades encontradas por um grupo de idosos da cidade de Castanhal,revelando, então, as problemáticas e alternativas encontradas para promover esse segmento social junto às TIC´S (Tecnologias de Informação e Comunicação).

Biografia do Autor

Danilo Teixeira Lima, Universidade Federal do Pará - UFPA

Aluno da Universidade Federal do Pará (UFPA), PA – Brasil.

Ildete da Silva Falcão, Universidade Federal do Pará - UFPA

Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal do Pará (UFPA), PA – Brasil. Especialização em Formação Docente na Amazônia. 

Maria da Penha de Andrade Hab Harb, Universidade Federal do Pará - UFPA

Professora da Universidade Federal do Pará (UFPA), PA – Brasil. Mestrado em Engenharia Elétrica e Computação Aplicada.

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Publicado

2016-11-25