VALIDAÇÃO DE UM MODELO EM RELEVO PARA AUXILIAR NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ÁRVORE EM ESTRUTURA DE DADOS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL - DOI: 10.5212/Rev.Conexao.v.12.i2.0006

Autores

  • Cristiano César dos Santos Andrade Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Edicléa Mascarenhas Fernandes Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.12.i2.0006

Palavras-chave:

Educação especial, Educação inclusiva, Estrutura de dados, Deficiência visual, Computação.

Resumo

As adaptações curriculares da Educação Especial contribuem para o desenvolvimento de tecnologias assistivas e estas para apoiar o processo de Educação Inclusiva. O sistema de ensino, em seus diferentes níveis, precisa ser capaz de fornecer ferramentas que garantam aos alunos com deficiência acesso ao currículo. Nosso trabalho é uma ramificação do Projeto de Extensão “Recursos, Adaptações e Tecnologias Assistivas para Educandos com Necessidades Especiais”, desenvolvido pelo Núcleo de Educação Especial e Inclusiva da UERJ, que teve a finalidade de construir e validar uma tecnologia assistiva para auxiliar no processo ensino-aprendizagem de Árvores em Estrutura de Dados para alunos com deficiência visual, visando favorecer a aprendizagem desses sujeitos no campo da Ciência da Computação. Foi realizada uma revisão bibliográfica, construído e validado um modelo em relevo por aluno deficiente visual de computação. A pesquisa atingiu o seu objetivo, pois o aluno conseguiu entender os conceitos de árvores e realizar as tarefas elaboradas.

Biografia do Autor

Cristiano César dos Santos Andrade, Universidade Federal Fluminense - UFF

Especialização em Análise de Projeto de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Brasil. Aluno do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão, da Universidade Federal Fluminense (UFF), Brasil.

Edicléa Mascarenhas Fernandes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Brasil. Professora convidada do curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense (UFF), Brasil. Doutorado em Ciências na Área de Saúde da Criança e da Mulher pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Brasil.

Downloads

Publicado

2016-08-23