CORAÇÕEZINHOS DE BAEPENDI NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE ATRAVÉS DA METODOLOGIA PARTICIPATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA - DOI: 10.5212/Rev.Conexao.v.12.i3.0003

Autores

  • Maíra Fernandes Madureira Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
  • Luisa Marina Morato Peixoto Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
  • Haylla Haramoto Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
  • Natália Paiva Sobreira Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
  • Nayara Soares Pereira Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
  • Roberta Neves Ferreira Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
  • Luiza Schettino Pereira Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
  • Rafael Oliveira Alvim Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
  • Carlos Alberto Mourão Júnior Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
  • Camila Maciel Oliveira Universidade Federal do Paraná - UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.12.i3.0003

Palavras-chave:

Metodologia participativa, Educação em saúde, Teatro de fantoches.

Resumo

O presente artigo emergiu de ações do Projeto de Extensão “Coraçõezinhos de Baependi”, desenvolvido através de uma parceria entre a UFJF e o INCOR/HC-FMUSP, na cidade de Baependi (MG). O projeto baseiase na metodologia participativa na construção de um ensino integral, tendo como ferramentas o teatro de fantoches e a música, e objetiva a promoção da saúde das crianças envolvidas, esperando despertar nelas o interesse pela ciência e pesquisa, fomentando a busca pelo conhecimento e incentivo ao autocuidado. Ao final das oficinas realizadas, foi visível a evolução quanto à participação dos alunos, ao interesse e à compreensão dos temas, o que foi relatado tanto pelos docentes da escola, como pelos familiares. Concluise, assim, que a introdução ainda na infância de conhecimento em saúde mostrou-se eficaz na promoção de autocuidado e prevenção de morbidades, reforçando o propósito das escolas como terrenos férteis para a disseminação de conceitos em saúde.

Biografia do Autor

Maíra Fernandes Madureira, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Aluna do curso de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), MG - Brasil.

Luisa Marina Morato Peixoto, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Aluna do curso de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), MG - Brasil.

Haylla Haramoto, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Aluna do curso de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), MG - Brasil.

Natália Paiva Sobreira, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Aluna do curso de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), MG - Brasil.

Nayara Soares Pereira, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Aluna do curso de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), MG - Brasil.

Roberta Neves Ferreira, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Aluna do curso de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), MG - Brasil.

Luiza Schettino Pereira, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Aluna do curso de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), MG - Brasil.

Rafael Oliveira Alvim, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), MG - Brasil. Doutorado em Cardiologia.

Carlos Alberto Mourão Júnior, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), MG - Brasil. Doutorado em Medicina (Endocrinologia Clínica).

Camila Maciel Oliveira, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), PR - Brasil. Doutorado em Cardiologia.

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Publicado

2016-11-25