A LIGA ACADÊMICA DE UROLOGIA DO PARÁ COMO INSTRUMENTO DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL, EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO EM SAÚDE - DOI: 10.5212/Rev.Conexao.v.13.i1.0014

Autores

  • Joacy Pedro Franco David Universidade Federal do Pará - UFPA
  • André Marcellino Tavares da Silva Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Dyanara Stéphany Lemos Santos Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Matheus Rocha Gonçalves Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Suzane Cristina de Lima Filgueira Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Vinicius Marques de Moraes Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Amanda Cristina da Costa Lobato Centro Universitário do Pará - CESUPA
  • Camila Pessoa de Vasconcelos Centro Universitário do Pará - CESUPA
  • Uelses Maia Mendes Junior Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Charles Alberto Villacorta de Barros Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Herick Pampolha Huet de Bacelar Universidade do Estado do Pará - UEP

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.13.i1.0014

Palavras-chave:

urologia, extensão, liga acadêmica.

Resumo

A promoção à saúde do homem, bem como a educação em saúde da população em geral, ainda são áreas escassamente abordadas pelas universidades, na formação do profissional médico. Na intenção de aproximar o acadêmico destas áreas de extrema importância na formação do profissional de saúde, a Liga Acadêmica de Urologia do Pará (LAUPA) idealizou um projeto capaz de suprir esta necessidade. Os membros da Liga, por meio deste projeto, realizaram diversas atividades, como aulas de capacitação, mutirão de atendimento clínico e promoção da saúde do homem durante o “Novembro Azul” de 2015, cursos de educação sexual para adolescentes e participação em conjunto com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), no programa televisivo “Bem-Estar Global”. Tais atividades foram de grande contribuição para a inserção dos membros da liga na comunidade, contribuindo em áreas ainda deficitárias de assistência à saúde da população, proporcionando uma experiência real do papel transformador do profissional de saúde na sociedade.

Biografia do Autor

Joacy Pedro Franco David, Universidade Federal do Pará - UFPA

Aluno de graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA), PA - Brasil.

André Marcellino Tavares da Silva, Universidade Federal do Pará - UFPA

Aluno de graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA), PA - Brasil.

Dyanara Stéphany Lemos Santos, Universidade Federal do Pará - UFPA

Aluna de graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA), PA - Brasil.

Matheus Rocha Gonçalves, Universidade Federal do Pará - UFPA

Aluno de graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA), PA - Brasil.

Suzane Cristina de Lima Filgueira, Universidade Federal do Pará - UFPA

Aluna de graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA), PA - Brasil.

Vinicius Marques de Moraes, Universidade Federal do Pará - UFPA

Aluno de graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA), PA - Brasil.

Amanda Cristina da Costa Lobato, Centro Universitário do Pará - CESUPA

Aluna de graduação do Centro Universitário do Pará  (CESUPA), PA - Brasil.

Camila Pessoa de Vasconcelos, Centro Universitário do Pará - CESUPA

Aluna de graduação do Centro Universitário do Pará  (CESUPA), PA - Brasil.

Uelses Maia Mendes Junior, Universidade Federal do Pará - UFPA

Aluno de graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA), PA - Brasil.

Charles Alberto Villacorta de Barros, Universidade Federal do Pará - UFPA

Professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), PA - Brasil. Doutorado em Ciências.

Herick Pampolha Huet de Bacelar, Universidade do Estado do Pará - UEP

Professor da Universidade do Estado do Pará (UEP),  PA - Brasil. Doutorado em Medicina.

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Publicado

2016-12-21