AS CONCEPÇÕES DE ACADÊMICOS SOBRE PRÁTICAS LÚDICAS EM UM PROJETO DE EXTENSÃO EM HEMOCENTRO - DOI: 10.5212/Rev.Conexao.v.12.i3.0007

Autores

  • Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula Universidade Estadual de Maringa - UEM
  • Lucas Tagliari da Silva Universidade Estadual de Maringa - UEM
  • Marcos Antonio dos Santos Universidade Estadual de Maringa - UEM
  • Monique de Oliveira da Silva Rodrigues Universidade Estadual de Maringa - UEM

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.12.i3.0007

Palavras-chave:

Formação de Professores, Práticas Lúdicas, Hemocentro.

Resumo

Este estudo tem como objetivo apresentar as concepções de acadêmicos do curso de Pedagogia e de Educação Física sobre os desafios e as reflexões de um Projeto de Extensão que é desenvolvido em um Hemocentro do interior do Paraná, envolvendo pessoas que possuem diferentes patologias sanguíneas, como Hemofilia, Talassemia, Anemia Falciforme, entre outras. A metodologia utilizada foi a análise de questionários que foram respondidos por sete participantes do referido projeto, contendo perguntas subjetivas sobre as suas perspectivas e compreensões a respeito da sua atuação nesse trabalho de extensão. Como resultado, foi possível identificar que os membros do Projeto têm dado um novo sentido às suas práticas e estão superando as indagações e impressões iniciais sobre os pacientes. Os princípios teóricos da Educação Social contribuem para o trabalho com os atendidos no Hemocentro no sentido de levar à compreensão da necessidade dos cuidados com a saúde e da luta pela garantia dos seus direitos. O Projeto possibilita que os pacientes interajam entre si e construam soluções coletivas para seus problemas e também se divirtam com as atividades e brincadeiras desenvolvidas. Outrossim, o trabalho desenvolvido também apresenta contribuições significativas para o processo de formação profissional, bem como para os aspectos sociais e principalmente humanos dos integrantes que compõem o grupo.

Biografia do Autor

Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula, Universidade Estadual de Maringa - UEM

Professora Universidade Estadual de Maringá (UEM), PR - Brasil. Doutorado em Educação.

Lucas Tagliari da Silva, Universidade Estadual de Maringa - UEM

Aluno de Mestrado da Universidade Estadual de Maringá (UEM) - PR - Brasil.

Marcos Antonio dos Santos, Universidade Estadual de Maringa - UEM

Aluno de Mestrado da Universidade Estadual de Maringá (UEM) - PR - Brasil.

Monique de Oliveira da Silva Rodrigues, Universidade Estadual de Maringa - UEM

Pedagoga. Universidade Estadual de Maringá (UEM), PR - Brasil.

Referências

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, LDA; 2009.

BRAGA, J. A. P. Medidas gerais no tratamento das doenças falciformes. Rev. Bras. de Hematologia e Hemoterapia. 2007, 29(3): 233-238.

Associação Brasileira de Talassemia. O que é Talassemia. [publicação online]. São Paulo, 2016. [acesso em 01 Ago. 2016] (Definição de Talassemia). Disponível em http://www.abrasta.org.br/definicao-talassemia

BRASlL. Lei 8.069 de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União. 13 jul 1990.

BRASIL, Federação Brasileira de Hemofilia. O que é Hemofilia. [publicação online]. São Paulo, 2016. [acesso em 18 Fev. 2016] (Definição de Hemofilia) Disponível em http://www.hemofiliabrasil.org.br/hemofilia/o-que-e/

GAZZINELLI, M. F et al. Educação em Saúde: conhecimentos, representações sociais e experiências com doenças. Cad. de Saúde Pública. 2005, 21(1): 200-206

INVERNIZZI, L.; VAZ, A. F. Tempo e conhecimento na educação física dos primeiros anos do ensino fundamental em classe hospitalar: algumas questões. Ágora para la ef y el Deporte. 2015,18(1),49-60.

LIEBERMAN, D. A. Interactive vídeo games for health promotion: Effects on knowledge, self-efficacy, social support, and health. Sreet, W. R. Gold, W. R. Mannings, organizadores. Helth promotion and interactive Technology: Theoretical applications and future directions. Lawerence Erlbaum Associates; 1997. p. 103-120.

MÜLLER, V. R.; et al. A formação do profissional da Educação Social: espectros da realidade. In: XVIII Seminário Internacional de Formação de Professores para o MERCOSUL/CONE SUL. Anais eletrônicos. 03-05 nov 2010; Florianópolis: 2010. p. 446-456.

NATALI, P. M. Formação profissional na Educação Social: Subsídios a partir de experiências de educadores sociais latino americanos. [Tese de Doutorado]. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2016.

OLIVEIRA, L. S. Brincar (es) na infância: possibilidades no contexto da doença falciforme e da Hemofilia. (Dissertação de Mestrado) Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora, 2010.

PAULA, E. M. A. T.; FOLTRAN, E. P. Brinquedoteca hospitalar: direito das crianças e adolescentes hospitalizados. Revista Conexão UEPG. 2007, 3(1), p.22-25.

SOUZA, C. R. T. Educação Social e Avaliação: Indicadores para contextos educativos diversos. [Tese de Doutorado] Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2016.

VYGOTSKY, L. S. O papel do brinquedo no desenvolvimento. In: VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1991. p.61-69.

Downloads

Publicado

2016-11-25