CONTRIBUIÇÕES PARA ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DOI: 10.5212/Rev.Conexao.v.13.i1.0009

Autores

  • Jacks Richard Paulo Universidade Federal de Ouro - UFOP
  • Maria Antonia Tavares de Oliveira Endo Universidade Federal de Ouro - UFOP
  • Marta Bertin Universidade Federal de Ouro - UFOP

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.13.i1.0009

Palavras-chave:

alfabetização cartográfica, anos iniciais, ensino e aprendizagem, geografia.

Resumo

O curso de extensão “Contribuições para Alfabetização Cartográfica nos Anos Iniciais da Educação Básica” compreendeu atividades intra e extramurais à Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), com professores que atuam nesse nível de ensino, nas redes municipal e estadual de ensino das cidades de Ouro Preto e Mariana, MG, buscando promover a alfabetização cartográfica há um público desprovido de tais conhecimentos e que podem potencializar a leitura de mundo por meio das aulas de Geografia. O objetivo principal desta proposta de caráter extensionista foi proporcionar novas possibilidades metodológicas de ensino e de aprendizagem de Geografia para alfabetização cartográfica. Três encontros formativos ocorreram no Laboratório de Práticas Pedagógicas “Hebe Rola”/ICHS/UFOP, em 2016. O quarto e último encontro constituiu o trabalho de campo. Os dados demonstraram que as noções cartográficas podem e devem ser trabalhadas desde os Anos Iniciais da Educação Básica, pois possibilitam identificar e interpretar signos por parte dos alunos.

Biografia do Autor

Jacks Richard Paulo, Universidade Federal de Ouro - UFOP

Professor da Universidade Federal de Ouro (UFOP), MG - Brasil. Doutorado em Educação.

Maria Antonia Tavares de Oliveira Endo, Universidade Federal de Ouro - UFOP

Professora da Universidade Federal de Ouro (UFOP), MG - Brasil. Mestrado profissional em Pedagogia Profissional.

Marta Bertin, Universidade Federal de Ouro - UFOP

Professora da Universidade Federal de Ouro (UFOP), MG - Brasil. Doutorado em Geografia.

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Publicado

2016-12-21