VIVÊNCIAS EM UM HOSPITAL PEDIÁTRICO NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE E COMUNIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.13.i3.0007Palavras-chave:
educação, educação continuada, profissional de saúde, comunidade.Resumo
Este trabalho trata-se de um relato de experiência com ações educativas realizadas em um hospital pediátrico por uma aluna de graduação do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Feira de Santana, que fez parte do programa de extensão “Identificação e análise de interações medicamentosas em prescrições médicas em hospital especializado de Feira de Santana, Bahia”. O objetivo foi demonstrar a experiência da estudante em ações educativas voltadas para profissionais de saúde e comunidade. Para os profissionais, foram realizadas palestras com temas relacionados ao ciclo de trabalho. As salas de espera realizadas para a comunidade contaram com a participação de cerca de 20 pessoas por apresentação. Concluiu-se que os profissionais de saúde precisam ser estimulados a buscar cada vez mais, demonstrando que eles desempenham um papel de grande relevância para a instituição e comunidade, e que a comunidade ainda é carente de muitas informações significantes para a saúde.
Referências
UTOMEDICAÇÃO. Editorial. Rev. Assoc. Méd. Bras., v.47, n.4, p. 269-270, 2001.
BADKE, M.R et al. Plantas medicinais: o saber sustentado na prática do cotidiano popular. Esc. Anna Nery. [Internet], v.15, n. 1, p.132-139, 2011. Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/ean/v15n1/19.pdf> Acesso em: 15/03/2017
BEZERRA, A. L. Q. O Contexto da Educação Continuada em Enfermagem. São Paulo: Lemar e Martinari, 2003.
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 529/2013. Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP). Disponível em:< http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt0529_01_04_2013.html> Acesso em: 21/03/2017.
CHAVES, R.G. et al. Medicamentos e amamentação: atualização e revisão aplicadas à clínica materno-infantil Medicines and breastfeeding: update and revision applied to mother and baby care. Rev. Paul. Pediatr., v. 25, n. 3, p. 276-288, 2007.
GATTI, B.A. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, jan./abr. 2008.
IVFRJ. Instituto Virtual de Fármacos do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2006. Disponível em: Acesso em: 15/03/2017.
LAZZARI, D.D.; SCHMIDT, N.; JUNG, W. Educação continuada em unidade de terapia intensiva na percepção de enfermeiras. Rev. Enferm., UFSM, v.2, n.1, p.88-96, 2012.
MONTEIRO, M.I.; CHILLIDA, M.S.P.; BARGAS, E. B. Educação continuada em um serviço terceirizado de limpeza de um hospital universitário. Rev. Latino-am. Enfermagem., v. 12, n.3, p. 541-548, mai./jun. 2004.
NETO, F. J. S. L. Módulo lV – Educação/Trabalho/Profissão. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, 2001.
PAIVA, N. A.; MOURA. C. S. Interações medicamentosas Potenciais nas prescrições de Pacientes Pediátricos Hospitalizados. Rev. Bras. Farm., Vitória da Conquista v. 93, n .4, p. 463-468, 2012.
PARIZ, M. A. et al. Uso de plantas medicinais: impactos e perspectivas no cuidado de enfermagem em uma comunidade rural. Rev. Eletr. Enf. [Internet], v.15, n. 4, p. 993, out./dez. 2013. Disponível em: <https://www.fen.ufg.br/fen_revista/v15/n4/pdf/v15n4a17.pdf>. Acesso em: 15/03/2017.
PASTORE, E.; ROSA, L. D.; HOEMEM, I. D. Relações de gênero e poder entre trabalhadores da área da saúde. Florianópolis, 2008.
PEDROSO, V.G. Aspectos conceituais sobre educação continuada e educação permanente em saúde. Mundo Saúde, v.29, n.1, p.88-93, 2005.
PEDUZZI, M. et al. Actividades educativas de trabajadores en la atención primaria: concepciones de educación permanente y de educación continuada en salud presentes en el quehacer cotidiano de Unidades Básicas de Salud en Sao Paulo, Brasil. Interface (Botucatu) [online], v.13, n.30, p.121-134. ISSN 1807-5762, 2009.
RANGEL, M. Métodos de ensino para a aprendizagem e dinamização das aulas. Coleção: Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico. 2. ed. São Paulo: Papirus, 2005.
ROSA, J.; BARTH, P. O.; GERMANI, A. R. M. A sala de espera no agir em saúde: espaço de educação e promoção à saúde. Perspectiva, Erechim. v.35, n.129, p. 121-130, mar.2011.
SENHORAS, E. M. A cultura na organização hospitalar e as políticas culturais de coordenação de comunicação e aprendizagem. RECIIS – R. Eletr. de Com. Inf. Inov. Saúde, Rio de Janeiro, v.1, n.1, p.45-55, jan./jun, 2007. Disponível em:
<http://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/viewFile/45/55>. Acesso em: 25/03/2017.
TEIXEIRA, E.R. Estética e subjetividade no cuidado com o corpo. In: SANTOS, I.; FIGUEIREDO, N. M. A.; DUARTE, M. J. R. A.; SOBRAL,V. R. S.; MARINHO, A. M. (Orgs.). Enfermagem fundamental: realidade, questões, soluções. São Paulo: Atheneu, 2001, p.221-226.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.