THE STRUCTURAL PROCEDURE AND THE RIGHT TO EDUCATION IN MINORITY LANGUAGES
COMPARED ANALYSIS OF THE DOUCET-BOUDREAU V. NOVA SCOTIA (MINISTER OF EDUCATION) CASE IN CANADA AND THE HUNSRIK IN BRAZIL
Resumo
A presente pesquisa pretende desenvolver certa compreensão da temática dos processos estruturais no que tange sua objetivação, ou seja, qual objetivo de se utilizar da via estrutural para a solução de determinada situação que se apresenta no caso concreto. Para isso, o estudo parte desta análise dos processos estruturais no Brasil e faz um panorama com a compreensão canadense sobre a mesma via processual. Afim de dar uma tônica mais prática, analisa a característica estrutural presente no caso Doucet-Boudreau v. Nova Scotia (Minister of Education) da Suprema Corte do Canadá que trata sobre o direito fundamental à educação em línguas minoritárias. Conclui com a comparação entre o ensino em língua francesa no território canadense e o projeto de ensino em hunsriqueano no Brasil e o entendimento de que a via do processo estrutural poderia ser usada para reforma educacional de ambos os países.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.