A concretização da dignidade coletiva por meio do dano moral coletivo
Palabras clave:
Dano moral coletivo. Dignidade coletiva. Direitos coletivos. Tutela coletiva.Resumen
O presente trabalho tenciona demonstrar que o dano moral coletivo se apresenta como uma forma de concretização da dignidade coletiva, ao reparar a ofensa contra os direitos coletivos latu sensu. Assim, a existência do dano moral coletivo, cuja fundamentação decorre do conceito constitucional da dignidade coletiva, será analisado a partir da evolução jurisprudencial dos Tribunais Superiores no tocante ao tratamento dessa matéria e, por fim, serão estabelecidos os parâmetros para a condenação, para que o magistrado arbitre a quantia monetária em um patamar constitucionalmente adequado. A metodologia utilizada foi bibliográfica, com enfoque na busca realizada nos sítios eletrônicos do STJ e STF a respeito da expressão dano moral coletivo. De fato, em momento inicial, embora o STJ tenha compreendido ser o dano moral somente aquele capaz de incutir sofrimento, hodiernamente, a 2ª e 3ª Turma já se manifestaram a respeito do reconhecimento dessa espécie de dano nas searas ambiental, do consumidor e menorista. Esse avanço jurisprudencial foi acompanhado pelo STF no caso das terceirizações ilícitas. No tocante à quantia monetária a ser paga, esta deverá ser feita a um dos fundos dos direitos coletivos, mediante a verificação da extensão do dano e as circunstâncias do caso concreto, a fim de que haja, por meio dessa condenação, uma função preventiva e educativa. Concluímos que a concretização da dignidade coletiva perpassa pelo arbitramento do dano moral coletivo, já que o Poder Judiciário necessita reforçar, na comunidade pátria, a noção de pertencimento e coibir qualquer ato atentatório aos direitos coletivos latu sensu.
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista acuerdan los siguientes términos:
1. Os autores mantienen los derechos autorales y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la forma de Creative Commons Attribution License que permite compartir el trabajo con reconocimiento de su autoría e publicación inicial en esta revista.
2. Esta revista proporciona acceso público a todo su contenido, ya que eso permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para mayor información sobre este enfoque, visite Public Knowledge Project, proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, distribuyendo el OJS así como otros software de apoyo al sistema de publicación de acceso público a fuentes académicas. Los nombres y direcciones de e-mail en este sitio serán utilizados exclusivamente para los propósitos de la revista, no estando disponibles para otros fines.