Capitalismo, Democracia Econômica e o Princípio da Diferença
Palavras-chave:
Democracia Econômica, Princípio da Diferença, Capitalismo, Rawls, Bens PrimáriosResumo
O trabalho procura verificar se Schweickart está correto ao afirmar que o tipo de regime institucional por ele defendido, a “democracia econômica” (uma versão de socialismo de mercado), deveria ser também o preferido dos rawlsianos. Argumenta-se no sentido de que há razão para acreditar que, comparada a regimes capitalistas, a democracia econômica eleve as expectativas dos cidadãos em pior situação quanto a alguns bens primários presumivelmente sujeitos ao princípio da diferença de Rawls, como o emprego, o lazer, o trabalho significativo e a democracia no trabalho. Tendo em vista, no entanto, que a democracia econômica também parece propensa a reduzir expectativas no que toca à riqueza e à renda, uma conclusão peremptória acerca da superioridade de um dos tipos de regime não parece possível.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.